31 de julho de 2025
Politica

PT-SP troca comando em disputa apertada e mira enfrentamento a Nunes e Tarcísio até eleições de 2026

O vereador Hélio Rodrigues foi eleito neste domingo, 27, presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo. Por uma margem estreita de 172 votos, Rodrigues derrotou o ex-deputado federal Francisco Chagas no segundo turno do Processo de Eleição Direta (PED) da sigla, obtendo 50,5% dos votos contra 49,5% do adversário.

A disputa pelo comando do PT-SP opôs importantes lideranças do partido, com as bancadas petistas na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa se dividindo entre os dois candidatos. A divisão também foi territorial: Rodrigues venceu no centro expandido, enquanto Chagas teve força em bairros periféricos das zonas sul e leste.

Vereador Hélio Rodrigues foi eleito neste domingo, 27, presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo
Vereador Hélio Rodrigues foi eleito neste domingo, 27, presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo

“Nosso desafio agora é unificar o partido e dar continuidade a um projeto político que enfrente, com coragem, os grandes retrocessos que a cidade e o Estado de São Paulo vêm sofrendo. Seguiremos como uma oposição firme ao prefeito Ricardo Nunes, ao governador Tarcísio (de Freitas) e ao avanço do bolsonarismo”, afirmou Rodrigues ao Estadão.

Com mandato até 2029, Rodrigues terá a missão de comandar o PT-SP durante as eleições de 2026, quando o presidente Lula deverá tentar a reeleição. Com 9,3 milhões de eleitores, São Paulo é o maior colégio eleitoral entre as cidades do País. Assim, um bom desempenho no município é considerado fundamental na disputa do ano que vem.

“Vamos fortalecer e organizar nossa militância para a disputa do próximo ano, em que o presidente Lula será nosso candidato. O Diretório Municipal do PT de São Paulo terá um papel estratégico nesse processo”, afirmou o presidente eleito do PT-SP.

Rodrigues também ficará à frente do PT durante as eleições municipais de 2028. Em 2024, o partido desistiu de lançar candidatura própria para apoiar Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo, que acabou derrotado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Agora, caberá a Rodrigues construir um nome competitivo para 2028.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *