2 de agosto de 2025
Politica

Deputado italiano diz ter informado localização de Carla Zambelli à polícia; veja

O deputado italiano Angelo Bonelli do Partido Europa Verde afirmou que encontrou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Itália e forneceu o endereço à polícia nacional. A parlamentar foi presa no país europeu nesta terça-feira, 29. A informação foi confirmada pela Polícia Federal e pelo Ministério da Justiça.

“Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia, neste momento a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o deputado em seu perfil no X (antigo Twitter). Na publicação, o deputado ainda incluiu um vídeo de outubro de 2022, em que Zambelli aparece empunhando uma pistola enquanto persegue um homem negro em São Paulo.

Carla Zambelli concedeu entrevista em São Paulo após ser condenada pelo STF
Carla Zambelli concedeu entrevista em São Paulo após ser condenada pelo STF

Bonelli afirmou, em entrevista à Globonews, que a deputada foi localizada por volta das 18h (horário local), no bairro Aurélio, em Roma. O deputado informou ao chefe da polícia italiana que, segundo ele, confirmou duas horas depois que Zambelli havia sido encontrada em um apartamento.

Bonelli pressionava o governo italiano para se manifestar sobre o caso da parlamentar bolsonarista. No início de junho, o deputado apresentou um ofício formal de interpelação parlamentar pedindo com urgência a extradição e revogação da cidadania italiana de Zambelli. O documento foi encaminhado ao ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, ao ministro do Interior e ao ministro da Justiça da Itália.

Segundo apurou o Estadão com investigadores, a deputada foi localizada pelo adido da Polícia Federal em Roma, que trabalha na embaixada, em conjunto com as autoridades italianas

A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela deixou o País antes que a sentença pudesse ser cumprida. O ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva de Zambelli e pediu a inclusão dela na lista de difusão vermelha da Interpol.

O STF pediu ainda a extradição da deputada ao país, que efetuou a prisão da parlamentar. A Justiça italiana precisará abrir um processo para determinar se deve ou não extraditar a parlamentar.

No último sábado, 26, Zambelli gravou um vídeo em seu perfil no Instagram afirmando que vivia como uma “exilada política” no país europeu.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *