2 de agosto de 2025
Politica

Quem é Carla Zambelli, deputada condenada pelo STF, foragida do Brasil e presa na Itália

Presa na Itália nesta terça-feira, 29, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) é uma das apoiadoras mais fiéis do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Zambelli estava foragida desde junho, quando fugiu do Brasil dias após ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Zambelli foi eleita deputada federal na esteira do bolsonarismo em 2018 pelo Partido Social Liberal (PSL), então partido de Bolsonaro, e reeleita em 2022 pelo Partido Liberal (PL), como a segunda deputada mais votada de São Paulo.

Antes de iniciar a vida pública com cargo eletivo, Zambelli fundou o Movimento Nas Ruas, que ganhou notoriedade nas manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A deputada teve diversas idas e vindas com o bolsonarismo, chegando a ser acusada pelo próprio ex-presidente por ser a responsável por ele ter perdido as eleições de 2022. A acusação é pautada na repercussão negativa do episódio que antecedeu o pleito, em que ela perseguiu um homem com uma pistola em punho. Ela também responde na Suprema Corte pelo ocorrido.

Coletiva da deputada Carla Zambelli (PL-SP), em maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Coletiva da deputada Carla Zambelli (PL-SP), em maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O que levou a deputada a ser presa é a condenação por unanimidade pelo STF a dez anos de prisão, além da perda do cargo na Câmara dos Deputados, pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela e o hacker Walter Delgatti Neto invadiram o sistema de Justiça e emitiram mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Após anunciar, dos Estados Unidos, que não voltaria ao Brasil e fugiria para a Itália, onde possui cidadania, Zambelli teve contra si um alerta de foragidos internacionais por ordem de Moraes, que determinou a inclusão do nome dela na lista de difusão vermelha da Interpol.

Na ocasião, ministro também mandou bloquear os passaportes de Zambelli, inclusive o documento diplomático que a deputada possui em razão do cargo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *