2 de agosto de 2025
Salvador

Grandes nomes do audiovisual no Brasil participam do Salcine Cursos em Salvador neste sábado (2)

Texto: Camila Vieira/ Secom PMS

O programa Salcine Cursos, iniciativa das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), promove neste sábado (2), a partir das 14h, a masterclass “Mercado e Inovação na Produção Executiva”. Participam das atividades dois dos maiores nomes do setor no país: Léo Edde e Dani Tolomei.

O evento é gratuito e ocorrerá na Saladearte do Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, com foco nas discussões sobre os rumos e os desafios da indústria audiovisual, tendo como público-alvo profissionais, estudantes e entusiastas do segmento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link disponível na bio do Instagram do Salcine Cursos @‌salcinecursos. As vagas são limitadas.

Durante aproximadamente três horas, os convidados vão conduzir uma imersão crítica sobre o cenário atual da produção executiva, abordando temas como tendências do mercado, sustentabilidade, estratégias de negócios, identidade cultural e inovação.

A proposta é abrir espaço para troca de experiências e atualização profissional, especialmente em um momento em que o audiovisual produzido na Bahia busca fortalecer seu protagonismo nacional.

De acordo com a gestora do Salcine, Milena Anjos, este será mais um evento do programa, que se soma ao conjunto de ações desenvolvidas na linha de capacitação e potencialização dos talentos da população de Salvador. 

“Promover um encontro como esse, com nomes de peso da produção executiva nacional, é fundamental para fortalecer o mercado audiovisual de Salvador. É uma oportunidade rara de troca de experiências, atualização profissional e integração de novas redes que podem contribuir para projetos locais com mais estratégia, inovação e sustentabilidade”, pontua.

Palestrantes – Produtor de cinema e atual presidente da Rio Filme, Léo Edde ocupou o cargo de presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual (Sicav) até 2024. Carioca nascido em 1975, ele é graduado em engenharia ambiental pela PUC-Rio e possui pós-graduação em Management na IAG-RJ. Em 2002, fundou a produtora Urca Filmes. Produziu obras conhecidas como o filme de Claudinho e Bochecha, o famoso Tropa de Elite e Thomaz Farkas.

Edde também coproduziu e foi produtor de finalização de Soy Cuba, o mamute siberiano (2004), de Vicente Ferraz, premiado nacional e internacionalmente. Em 2007, voltou a trabalhar com Walter Lima Jr., atuando como coprodutor, coordenador de produção e produtor de finalização do longa-metragem “Os desafinados”.

Em 2008, mais um longa e um documentário para o currículo: o filme de ficção Juventude, de Domingos Oliveira, onde foi diretor de produção; e o documentário Pachamama, de Eryk Rocha, que produziu. Produziu também uma série de TV – Equador – em Portugal, em 2008, baseada na obra de Miguel Sousa Tavares. No Brasil, a série foi exibida pela TV Brasil, em 2011.

Com vasta experiência no audiovisual, Dani Tolomei foi sócia de uma produtora e gerente na Globo, liderando uma equipe de mais de 500 pessoas. Ela é formada em Media Production pela Marymount, com especialização em produção na NYU e com MBA em Business Management.

Olhando para a inovação, ela se especializou em Design Thinking, Lean Thinking e Práticas Ágeis. Em 2020, com Leo Edde, lançou a Transformação Audiovisual e traduziu para o “criativez” a filosofia de gestão Lean, práticas ágeis e DT, criando o método Audiovisual Ágil.

Com mentorias, cursos e workshops, Tolomei já capacitou e mentorou mais de 300 profissionais do audiovisual por todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *