2 de agosto de 2025
Politica

STF retomará neste mês o julgamento de Carla Zambelli por constrangimento ilegal e porte de arma

BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por constrangimento ilegal e porte ilegal de arma de fogo. A previsão é que o julgamento ocorra daqui a dias semanas, no dia 15 de agosto, em plenário virtual.

O caso da deputada licenciada, que está presa na Itália após deixar o País, estava parado em razão de um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Kassio Nunes Marques.

Carla Zambelli está sendo processada por perseguir um homem com uma arma pelas ruas de São Paulo na véspera do segundo turno das eleições
Carla Zambelli está sendo processada por perseguir um homem com uma arma pelas ruas de São Paulo na véspera do segundo turno das eleições

Zambelli já foi condenada a 10 anos de prisão, com trânsito em julgado, por participar da invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Naquele processo, a condenação foi por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológico. Ela fugiu para a Itália, mas foi presa em Roma nesta semana. Ela segue detida enquanto se avalia a possibilidade de extradição. Nesta sexta-feira, a prisão foi mantida pela Justiça italiana.

Agora, a Corte analisará o episódio em que Zambelli, na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022, sacou uma arma e perseguiu um homem negro apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Corte já formou maioria neste caso para condená-la a cinco anos e três meses de prisão, além da perda do mandato parlamentar. Já votaram os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Flávio Dino.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *