STF retomará neste mês o julgamento de Carla Zambelli por constrangimento ilegal e porte de arma
BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por constrangimento ilegal e porte ilegal de arma de fogo. A previsão é que o julgamento ocorra daqui a dias semanas, no dia 15 de agosto, em plenário virtual.
O caso da deputada licenciada, que está presa na Itália após deixar o País, estava parado em razão de um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Kassio Nunes Marques.

Zambelli já foi condenada a 10 anos de prisão, com trânsito em julgado, por participar da invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Naquele processo, a condenação foi por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológico. Ela fugiu para a Itália, mas foi presa em Roma nesta semana. Ela segue detida enquanto se avalia a possibilidade de extradição. Nesta sexta-feira, a prisão foi mantida pela Justiça italiana.
Agora, a Corte analisará o episódio em que Zambelli, na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022, sacou uma arma e perseguiu um homem negro apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Corte já formou maioria neste caso para condená-la a cinco anos e três meses de prisão, além da perda do mandato parlamentar. Já votaram os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Flávio Dino.