Codecon inicia Operação do Dia dos Pais com fiscalização em lojas e shoppings no centro da cidade

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMs
Texto: Camila Vieira/ Secom PMS
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), deu início à Operação Dia dos Pais 2025 nesta segunda-feira (4). A iniciativa visa coibir práticas abusivas e que firam o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
As primeiras vistorias foram realizadas em estabelecimentos localizados no centro de Salvador, a fim de verificar se os estabelecimentos que comercializam os produtos mais procurados desse período, como relógios, perfumes, óculos, calçados e eletrônicos, estão em cumprimento com as leis de consumo. Os fiscais do órgão seguem em operação até sexta-feira (8).
Em lojas da Avenida Sete de Setembro, os fiscais da Codecon verificaram se os lojistas estão cumprindo as normas consumeristas, tais como, verificação de preços nos produtos e serviços, validade dos itens comercializados, higiene do local, informação das formas de pagamento e a existência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor.
Atenta às leis, uma grande loja de confecções masculinas, localizada na Rua de São Pedro, fez questão de afixar o QR Code do Código do Consumidor logo na entrada do estabelecimento. Na vitrine, as peças do vestuário trazem os preços bem visíveis, também em conformidade com o que diz o CDC.
Vendedora do local há nove anos, Tatiane Paixão afirmou que a procura aumenta nessas datas comemorativas, por isso, é fundamental que todos os direitos da clientela sejam assegurados. “Temos muitos anos no mercado e sabemos que o consumidor precisa encontrar tudo em ordem”, assinalou.
De acordo com o assessor-chefe da Codecon e coordenador da operação, Ubirajara Santana, é muito importante que a população esteja atenta, principalmente nessas datas comemorativas, quando há um apelo maior para as compras.
“Estamos nas ruas observando. Nesse primeiro momento, está tudo em ordem, mas vamos seguir durante toda a semana visitando os locais. Importante reforçar que o consumidor deve prestar bastante atenção e, caso encontre irregularidades, deve acionar nossas equipes”, frisa.
Após a fiscalização no comércio de rua da Avenida Sete de Setembro, os agentes da Codecon visitaram os dois grandes shoppings localizados no centro de Salvador.
Enquanto circulava em busca da lembrança para o Dia dos Pais, Vânia Souza, 50 anos, fez questão de elogiar o trabalho realizado pela Codecon. “A gente se sente mais protegido, eles trabalham para garantir que as leis dos consumidores serão colocadas em prática”, sinalizou.
Canais de denúncias – Para denunciar irregularidades ou obter informações sobre as ações da Codecon, os cidadãos podem recorrer ao aplicativo Codecon Mobile, ao aplicativo Fala Salvador, ao site www.codecon.salvador.ba.gov.br e ao portal do Fala Salvador www.falasalvador.ba.gov.brwww.falasalvador.ba.gov.br.
Também é possível entrar em contato por meio da Central de Atendimento Disque Salvador, pelo número 156.
A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, e está localizada na Rua Chile, nº 3, Centro.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/operacao-dia-dos-pais-2025/ .