7 de agosto de 2025
Politica

‘A Papuda lhe espera’: Veja origem do meme que volta a circular após prisão domiciliar de Bolsonaro

Um vídeo antigo de Jair Bolsonaro (PL) voltou a circular nas redes sociais na noite desta segunda-feira, 4, após o ex-presidente ter a prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “A Papuda lhe espera”, diz Bolsonaro, então deputado federal pelo PSC e pré-candidato à Presidência. No vídeo, Bolsonaro repercute a “lista de Fachin”, um furo de reportagem do Estadão, e provoca os deputados federais petistas Carlos Zarattini (SP) e Maria do Rosário (RS).

Em abril de 2017, o Estadão noticiou, com exclusividade, uma relação dos nomes investigados em 83 inquéritos sob tutela de Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF. A reportagem mostrou que o magistrado autorizou investigações contra 108 alvos, incluindo oito ministros do governo de Michel Temer, 24 senadores e 39 deputados federais.

Jair Bolsonaro, então deputado federal
Jair Bolsonaro, então deputado federal

No vídeo que voltou a circular desde a noite desta segunda, Bolsonaro celebra não estar entre os nomes da lista. “Não tô de novo. Que decepção para a esquerda do Brasil”, disse o então deputado federal. Em seguida, Bolsonaro provoca os petistas Carlos Zarattini e Maria do Rosário, que estavam entre os alvos das investigações. Dirigindo-se à gaúcha, Bolsonaro diz: “A Papuda lhe espera. Boa estadia lá, valeu? Um forte abraço”. O Complexo da Papuda é um conjunto de unidades prisionais localizado no Distrito Federal.

Com base em depoimentos obtidos por meio de acordos de colaboração com a Justiça, as delações premiadas, Zarattini e Maria do Rosário eram investigados pelo suposto recebimento de recursos da empreiteira Odebrecht (hoje, Novonor) para caixa dois em campanhas eleitorais.

A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), a investigação contra Maria do Rosário foi arquivada em dezembro de 2018, enquanto o inquérito contra Carlos Zarattini foi encerrado em outubro de 2021. Em ambos os casos, a Procuradoria não viu indícios de crime para denunciar os parlamentares à Justiça.

Bolsonaro é réu no STF por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Alvo de medidas cautelares por tentativa de coação do processo, o ex-presidente teve a prisão domiciliar decretada nesta segunda pelo descumprimento reiterado das restrições. O julgamento do “núcleo crucial” da trama golpista, que inclui Bolsonaro e mais sete aliados próximos, está previsto para setembro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *