7 de agosto de 2025
Politica

‘Fruto da Justiça será paz’; publica Dino nas redes sociais após prisão de Bolsonaro e reação do PL

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino publicou uma mensagem bíblica nas redes sociais nesta terça-feira, 5, afirmando que “O fruto da Justiça será paz; o resultado da Justiça será tranquilidade e confiança para sempre”.

A publicação ocorre um dia após a determinação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no dia que seus apoiadores protestam no Congresso por anistia aos envolvidos no 8 de janeiro e impeachment aos ministros do STF.

Flávio Dino publica versículo bíblico em suas redes sociais após prisão domiciliar de Bolsonaro e protesto da oposição
Flávio Dino publica versículo bíblico em suas redes sociais após prisão domiciliar de Bolsonaro e protesto da oposição

“A Bíblia é um Livro de Fé e Sabedoria. Leio sempre. E recomendo“, diz Dino na publicação.

Com esparadrapo na boca, aliados de Bolsonaro estão ocupando a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para evitar o início da sessão desta terça. A ideia dos bolsonaristas é permanecerem sentados nas cadeiras da Casa para impedir os trabalhos do plenário.

Os deputados pretendem, com a manifestação, aprovar o que chamaram de “pacote da paz”, que inclui uma anistia “ampla, geral e irrestrita” aos envolvidos no ataque aos Três Poderes em Brasília, em 8 de Janeiro, o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes e a proposta de emenda à Constituição (PEC) do fim do foro privilegiado.

Os parlamentares oposicionistas dizem que Moraes “persegue” Bolsonaro. “Vivemos momentos de exceção no País”, afirmou Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado. O senador ainda anunciou a obstrução da pauta, caso as propostas do “pacote da paz” não avancem nas Casas.

Outra ameaça foi feita pelo primeiro vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), que afirmou que assim que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) se ausentar, ele deve pautar a anistia.

“Diante dos fatos que se apresentam, já comuniquei ao presidente Hugo Motta que o primeiro momento que exercer a presidência plena da Câmara, Motta se ausentar do País, eu irei pautar a anistia. Essa é a única forma de pacificar o País”, disse Altineu Côrtes.

A prisão de Bolsonaro

Jair Bolsonaroteve a prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF nesta segunda-feira, 4, por descumprir medidas cautelares anteriores. As medidas incluíam, além do uso de tornozeleira eletrônica, que Bolsonaro não usasse as redes sociais, mesmo por meio de aparelhos e contas de terceiros.

Conforme mostrou o Estadão, neste domingo, 3, o ex-presidente discursou para manifestantes por meio de um contato pelo telefone com o filho Flávio, que publicou o discurso nas redes, o que foi considerada uma quebra das medidas impostas inicialmente. Mais tarde, o senador chegou a apagar a postagem, o que foi mencionado por Moraes na decisão.

Como o ex-presidente está proibido de usar celulares, o ministro também decretou mandado de busca e apreensão de “quaisquer aparelhos” em sua posse.

Segundo a decisão de Moraes, caso Bolsonaro volte a quebrar as medidas cautelares ou descumpra a prisão domiciliar, ela será revogada e convertida em prisão preventiva imediata.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *