10 de agosto de 2025
Politica

Câmara não sabe como vai pagar salário de agosto de Eduardo Bolsonaro após bloqueio de contas

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) recebeu R$ 17 mil de salário em julho, com o fim de sua licença e o retorno das atividades legislativas, mas a Câmara ainda não sabe como vai pagar os vencimentos de agosto porque o parlamentar teve suas contas bloqueadas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Questionada pela Coluna do Estadão, a Casa respondeu que a determinação de bloqueio das contas de Eduardo, em 21 de julho, ocorreu após o fechamento da folha de pagamentos. Portanto, o salário do mês passado já havia sido depositado. “Questões jurídicas relacionadas ao caso correm em segredo de Justiça”, emendou a Câmara. Perguntada novamente sobre como vai pagar os vencimentos de agosto do deputado, a Casa não respondeu.

Moraes determinou o bloqueio de contas bancárias e chave Pix de Eduardo com o objetivo de tentar dificultar as ações do deputado nos Estados Unidos. O ministro entendeu que o parlamentar atuou junto ao governo Donald Trump para interferir no julgamento de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, no STF.

Em entrevista à Coluna, Eduardo disse que sacrificaria seu mandato no Brasil para permanecer no exterior porque teme ser preso se voltar ao País. Como não vai renunciar, só perderá o cargo se atingir 30% de faltas no ano legislativo. No entanto, como mostrou a Coluna, pode se tornar o primeiro “deputado remoto” se a Câmara mantiver o ritmo de sessões virtuais adotado pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), e se sustentar no posto até, pelo menos, o final do primeiro semestre de 2026.

Como também mostrou a Coluna, Eduardo é um daqueles congressistas com baixa produtividade no dia a dia do mandato. Desde que estreou no Legislativo, em 2015, o filho de Bolsonaro aprovou apenas cinco propostas legislativas nas quais é titular ou coautor. Caso não volte ao Brasil, seus aliados cogitam que ele siga carreira política nos EUA, mas o “zero três” não têm os pré-requisitos para disputar uma eleição naquele país, segundo especialistas ouvidos pela Coluna.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *