Salvador é a única capital do Brasil com 100% de coleta de lixo domiciliar, aponta pesquisa

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS
Salvador é a única cidade entre as 27 capitais brasileiras a atingir 100% de cobertura na coleta de lixo domiciliar, de acordo com dados do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) de 2025. O levantamento analisou indicadores de infraestrutura e mobilidade urbana em todos os mais de 5 mil municípios brasileiros.
O estudo aponta que apenas 1.118 municípios em todo o Brasil atingiram o índice máximo de cobertura, o que representa cerca de 20% das cidades avaliadas. No Nordeste, Salvador foi a única capital a atingir a marca, ficando à frente ainda de cidades como Fortaleza (98,99%), no Ceará, e Ipojuca (99,02%), em Pernambuco.
Para o presidente da Limpurb, Carlos Gomes, o reconhecimento de Salvador como a única capital brasileira com 100% de coleta de lixo domiciliar representa um marco histórico, especialmente após 15 anos da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
“Para nós, esse reconhecimento é a constatação da continuidade de um trabalho dedicado e alinhado entre operação e gestão, desde o ex-prefeito ACM Neto e hoje consolidado com Bruno Reis. O que queremos é que Salvador seja um exemplo para os demais municípios do Brasil de que é possível sim ter uma cidade mais limpa”, pontua o presidente da Limpurb.
A cobertura na coleta de lixo domiciliar de Salvador saiu de 87,82% em 2021 para 100% em 2024, um crescimento de 12 pontos percentuais em três anos. O levantamento, considerado o maior em big data municipal do país, avalia 71 indicadores divididos em seis pilares do chamado Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano: Governança, Educação, Saúde, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Socioeconômico e Sustentabilidade.
Os dados da plataforma IGMA são analisados com base em uma escala de pontuação que vai de 0 a 100. Cidades que alcançam até 50 pontos são classificadas como estando em situação crítica. Aqueles com pontuação entre 50 e 65 estão em fase de desenvolvimento. Já os municípios que obtêm entre 65 e 80 pontos são considerados desenvolvidos, enquanto as cidades que atingem de 80 a 100 pontos, como é o caso de Salvador, recebem a classificação de excelente.