Deputado do PL causa atrito na sigla ao aparecer em evento com Alexandre de Moraes
[[{“value”:”
Durante a palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira, 11, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), a presença do deputado estadual Thiago Auricchio (PL) chamou a atenção de bolsonaristas e provocou mal-estar no partido. O episódio ocorreu poucos dias após outro parlamentar do PL ser expulso por manifestar apoio a Moraes.

Advogado, Auricchio participou da abertura da XXIII Semana Jurídica do TCE-SP, conduzida pelo ministro. Nas redes sociais, publicou uma foto do evento, na qual Moraes aparece ao fundo, e fez uma postagem comemorativa pelo Dia do Advogado. Procurado pela reportagem, o parlamentar afirmou que sua presença teve caráter exclusivamente institucional.
“Como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado), mantenho uma relação harmoniosa e respeitosa com o TCE-SP, órgão fundamental para a fiscalização e transparência dos gastos públicos. Inclusive, fui autor da sessão solene que homenageou os 100 anos do Tribunal”, disse em nota.
A participação, no entanto, foi alvo de críticas internas, com comparações ao caso do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL após criticar as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos contra Moraes.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também foi convidado, mas optou por não comparecer. Em vez disso, participou da entrega de câmeras para motos da Polícia Militar. No ano passado, ele esteve presente na abertura do evento, mas, diante da escalada de tensão entre Moraes e o ex-presidente Jair Bolsonaro, preferiu se ausentar nesta edição.
“}]]