11 de agosto de 2025
Salvador

Salvador reforça compromisso com a primeira infância em encontro nacional realizado em Fortaleza

Foto: Divulgação / SPMJ

Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS

Reforçando o compromisso da capital baiana com a primeira infância, Salvador participa, ao lado de outros 64 municípios, do 4º Encontro Nacional Urban95, realizado em Fortaleza (CE) até esta sexta-feira (8). A iniciativa busca soluções práticas, no âmbito das políticas públicas, que priorizem a primeira infância a partir de ações, em especial de infraestrutura, para transformar as cidades em ambientes mais acolhedores para crianças com idades até 6 anos.

O encontro é uma iniciativa global da Fundação Bernard Van Leer, que estimula o planejamento das cidades para que seja feito considerando a visão de quem tem cerca de 95 cm de altura, o equivalente a crianças de até seis anos de idade.

De acordo com Ivan Euler, secretário da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), ao participar do 4º Encontro Nacional Urban95, Salvador tem uma oportunidade valiosa para reafirmar seu compromisso com a promoção de uma cidade mais acolhedora e preparada para as crianças.

“Na Secis, temos investido na criação de pátios naturalizados nas escolas, que são espaços pensados para fortalecer o vínculo das crianças com a natureza. Esse contato é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo na primeira infância — ele estimula a criatividade, a autonomia, o bem-estar e o senso de pertencimento ao ambiente. Ao aproximarmos as crianças da natureza desde cedo, também cultivamos uma geração mais consciente e conectada com o mundo ao seu redor”, afirma Euler.

Segundo Fernanda Lordêlo, secretária municipal de Políticas para Mulheres, Crianças e Juventude (SPMJ) e representante da capital baiana no evento, Salvador realizou visitas técnicas e integrou projetos de referência na capital cearense, participando de debates com especialistas e trocando experiências com outras cidades que assumiram o mesmo compromisso de priorizar a primeira infância em suas ações e políticas públicas.

“Os aprendizados adquiridos serão fundamentais para transformar nossa cidade em um espaço mais acolhedor para crianças de até 6 anos e suas famílias. Através de encontros como este, podemos apresentar as boas práticas, que são realizadas nos espaços públicos e nos projetos voltados à primeira infância em Salvador e, através da escuta ativa, conhecer projetos que acontecem em outras cidades. Um momento de muita troca e aprendizado especialmente neste momento que estamos discutindo o nosso PMPI (Plano Municipal da Primeira Infância)”, destaca a secretária.

Eunice Pereira, subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas (Suced/Codesal), entende que a iniciativa inspira e apoia as cidades a planejar e implementar políticas públicas com sensibilidade, antecipação e responsabilidade, garantindo que as comunidades onde vivem as crianças sejam protegidas e resilientes. “A atuação da Defesa Civil tem avançado na promoção de ações educativas e preventivas, com foco na redução de riscos em áreas vulneráveis, muitas delas habitadas por famílias com crianças pequenas. Destaque para programas como o NUPDEC Mirim, que envolve diretamente crianças na cultura da prevenção e na construção de comunidades mais preparadas, e o PDCE — Programa de Defesa Civil nas Escolas, que leva temas como percepção de risco, primeiros socorros e educação ambiental de forma lúdica e pedagógica para o ambiente escolar”, disse.

Segundo ela, essas iniciativas reforçam a importância de inserir a infância como prioridade nas estratégias de gestão de risco e proteção comunitária. “Entendemos que proteger a infância é também uma missão da defesa civil. Ao integrar esse olhar sensível à nossa prática cotidiana, contribuímos para que Salvador seja uma cidade mais justa, segura e preparada para garantir o desenvolvimento pleno de suas crianças desde os primeiros anos de vida”, afirma a subcoordenadora.

O evento – Além de gestores e técnicos dos vários municípios e organizações que fazem parte da Rede Urban95, o evento contou com as participações especiais do pediatra e sanitarista Daniel Becker, na abertura, e do escritor e ambientalista Kaká Werá no encerramento. A programação incluiu ainda visitas a espaços como o Parque Cidade das Crianças e os microparques de Fortaleza, que mostraram, na prática, como pequenas intervenções urbanas podem criar grandes impactos no desenvolvimento das crianças.

Rede Urban95 – A Urban95 é uma iniciativa global da Fundação Van Leer que apoia líderes municipais a transformar suas cidades em aliadas da primeira infância. No Brasil, é coordenada pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) e reúne municípios comprometidos em criar espaços e serviços públicos mais seguros, acolhedores e adequados a bebês, crianças pequenas e suas famílias. Salvador faz parte da Rede Urban95 desde 2003 e recebe ajuda especializada para tornar praças, ruas e serviços públicos acolhedores para crianças pequenas e suas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *