Espaços culturais da FGM têm programação de stand up comedy, artes visuais e capoeira; confira
Texto: Thaís Seixas
Foto: Freepik
Quer saber o que vai rolar nos Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM) neste fim de semana? Então fique atento às dicas de espetáculos de stand up comedy, exposição, festival de capoeira e outros eventos que acontecem em Salvador desta quinta-feira (14) até domingo (17).
O Espaço Cultura Boca de Brasa Cajazeiras recebe nesta quinta o Solte o Verbo, um encontro com a comunidade local para apresentar a Escola Criativa Boca de Brasa e receber sugestões para os cursos de formação criativa oferecidos. O evento é aberto ao público, gratuito e acontece a partir das 17h30.
Já na sexta (15) e no sábado (16), a comédia vai rolar solta por lá. O show ‘Dan Dan’ será na sexta, às 19h, reunindo os comediantes Daniel Ferreira e Dan Carvalho, com um estilo único de fazer rir; Eles contam histórias engraçadas, observações e piadas sobre o cotidiano, garantindo a diversão da noite. Os ingressos custam R$ 40 a inteira e estão à venda no Sympla.

Já no sábado, também às 19h, é a vez do ‘Armengue Solidário’, um show que reúne grandes nomes do humor baiano em prol da instituição Lar Vida. O espetáculo marca os dois anos do grupo Armengue e vai receber os comediantes Têco Aziz, Fábio Lacerda e Victor Fadigas, que estarão juntos com Ivan Santos, Aline França, Vitor Magalhães, Syd Hafner, Thiago Smith, Paulo Papel, Wilson Comedy, Lanni e Filipe Garrido. Os ingressos custam R$ 7 mais um pacote de leite em pó ou um litro de leite líquido.
No domingo (17), o espaço abriga o V Festival Internacional de Capoeira Regional, das 8h às 12h, com entrada gratuita. O evento é realizado pela Escola de Capoeira Regional Remanescentes, sob liderança do Mestre Jegue, reunindo jovens e adultos do bairro de Cajazeiras. Durante uma semana, capoeiristas da Bahia, do Brasil e do exterior vivenciam a cultura afro-brasileira, com culminância em apresentações como as já realizadas no Teatro Boca de Brasa, envolvendo toda a comunidade.
Espaço Cultural Boca de Brasa Valéria
No domingo (17), acontece a inauguração do Mural Ocupa Benin, resultado da ação artística e participativa ‘Atlânticas: fluxos de memórias e conexões ancestrais’. A obra é o resultado de uma oficina ministrada pela artista beninense Drusille Fagnibo, que possibilitou a criação colaborativa do mural em técnica mista, tendo como elemento central a relação Bahia-Benin. O projeto busca conectar Salvador e Cotonou, África e diáspora, utilizando o mar como metáfora de travessia, fluxo, memória e encontro. A inauguração será feita às 17h, com entrada gratuita.
Espaço Cultural da Barroquinha
O espetáculo-instalação ‘(NU) Madrugada me Proteja’ será apresentado no sábado, às 19h, e no domingo, às 18h, com ingressos trocados por 1kg de alimento não perecível. A montagem apresenta três histórias que acontecem simultaneamente e têm um ponto em comum: o constrangimento de pessoas que se sentem nuas diante da sociedade.
Casa do Benin

Se você gosta de artes visuais, pode visitar a exposição ‘Ele é Xangô – Nos Terreiros do Candomblé em Salvador’, do artista visual e fotógrafo Iuri Marc. Fruto de um processo de imersão vivido entre 2020 e 2024, a mostra reúne 23 fotografias, duas instalações de forte carga simbólica e ações educativas que convidam o público a partilhar do universo sagrado dos terreiros de Candomblé. As obras podem ser vistas na quinta e na sexta, das 10h ás 17h, e no sábado, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.