Lula sobre encontro com Levitsky: ‘É importante ouvir vozes que defendem a democracia’
BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou no X, nesta quarta-feira, 13, um registro do encontro com o cientista político Steven Levitsky, que ocorreu na manhã. Segundo o presidente, é importante ter contato com “vozes que defendem a democracia”.
“Em momentos onde o extremismo tenta subverter os princípios básicos da sociedade brasileira, inclusive o voto popular, é sempre importante ouvir vozes que defendem a democracia”, afirmou Lula.

Na publicação, o presidente citou o inquérito da tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023, que é julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Lula, o grupo político que perdeu as eleições de 2022, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tinha plano de assassinar autoridades e a trama culminou nos atos de 8 de Janeiro de 2023.
Hoje recebi no Palácio do Planalto o Professor Steven Levitsky, cientista político e autor do best-seller “Como as Democracias Morrem”.
Vivemos uma tentativa de golpe. Planos para assassinar autoridades e manter no poder um grupo político que perdeu as eleições presidenciais.… pic.twitter.com/iMrcLd3W0p
— Lula (@LulaOficial) August 13, 2025
Em palestra no Senado na terça-feira, 12, o escritor americano, autor dobest-seller “Como as Democracias Morrem”, afirmou ser “irônico” o fato de o governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, punir o Brasil por “fazer o que os americanos deveriam ter feito”.
“A grande ironia é que os Estados Unidos estão punindo o Brasil hoje por fazer o que os americanos deveriam ter feito. Como cidadão americano, eu sinto vergonha dessa situação”, disse, durante seminário em Brasília.