Alunas do Tech Delas iniciam projeto com expectativa de oportunidades no mercado de trabalho

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS
O projeto Tech Delas teve início na tarde desta quarta-feira (13), em Salvador, reunindo 20 mulheres selecionadas para participar de uma formação gratuita em tecnologia e inovação. Voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa busca promover empregabilidade, autonomia e inclusão digital.
Moradora do bairro Jardim das Margaridas, Genivalda dos Reis Santos, de 39 anos, afirmou que vê no curso uma oportunidade de retomar a trajetória educacional interrompida. “Tenho grande expectativa em aprender sobre tecnologia e aprimorar minhas habilidades, pois ainda sou iniciante. O fato de eu ter interrompido meus estudos muito cedo devido à maternidade me motivou a estar aqui. Agora, retornei e busco conhecimento para meu desenvolvimento pessoal e profissional, além de acompanhar as novidades tecnológicas, que estão presentes em todas as áreas”, contou.
Já a designer de moda Camila Nutnansu, de 35 anos, moradora de Brotas, ressaltou a relevância da formação para ampliar seu campo de atuação. “Penso que, em minha área, que embora possua um viés artístico e formação acadêmica, ainda carece de conhecimento nessa área, devido à sua recente evolução. Acredito que uma formação como esta possa me proporcionar, além das técnicas da minha área, a capacidade de executar, de forma independente, a inserção no mundo digital, que é um serviço caro, e que tenho buscado há anos, com dificuldades”, relatou.
O Tech Delas é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), e a ONG FA.VELA, com apoio da Faculdade Anhanguera e do Governo Britânico via UK Brazil Tech Hub. Até dezembro, as participantes terão acesso gratuito a aulas e mentorias nas áreas de cidadania digital, empregabilidade e plano de carreira, além de apoio psicossocial, bolsa mensal de R$ 300 e suporte especializado para mães que necessitam de rede de apoio. Os encontros presenciais ocorrerão duas vezes por semana na Faculdade Anhanguera – Polo Iguatemi.
Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, o programa é fruto de uma articulação que envolve também o Parque Social, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e a Secretaria Municipal da Reparação (Semur). “O objetivo do Tech Delas é promover o fortalecimento e o empoderamento feminino, por meio da oferta de tecnologia e inclusão digital para mulheres em situação de vulnerabilidade, com idade entre 18 e 40 anos”, explicou a secretária municipal.
“Inicialmente, o projeto atenderá 20 mulheres, entre 18 e 40 anos. A expectativa é que, ao término do programa, as participantes sejam encaminhadas ao mercado de trabalho pela Semdec”, completou Fernanda Lordelo.
Cofundadora e diretora da ONG FA.VELA, Tatiana Silva falou sobre a concorrência desta primeira edição. “Nesta aula inaugural, acabamos de selecionar as 20 participantes desta primeira edição, após um processo seletivo desafiador com quase 400 inscrições. Ao longo desse período, teremos aulas de desenvolvimento de habilidades digitais e empreendedoras, visando aprimorar a empregabilidade dessas mulheres, além de visitas técnicas e mentorias individuais”, disse.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/projeto-tech-delas/ .