15 de agosto de 2025
Salvador

Agosto Lilás: Multicentro Carlos Gomes promove ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher

Foto: Divulgação

Em referência ao Agosto Lilás – mês nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, criado para marcar a sanção da Lei Maria da Penha –, o Multicentro na Avenida Carlos Gomes está promovendo ações semanais voltadas aos profissionais de saúde e pacientes da unidade.

A iniciativa busca fortalecer redes de apoio, ampliar o acesso à informação e incentivar o enfrentamento à violência. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de agressão a cada seis horas no Brasil.

A primeira semana da campanha, com o tema “Informar para Transformar”, foi marcada por uma palestra ministrada pela capitã Larissa Assis, coordenadora da assistência psicológica da Polícia Militar da Bahia (PMBA), e pela capitã Ana Cristina, coordenadora do Centro de Valorização da Mulher da corporação.

Larissa destacou como a violência psicológica impacta a autoestima e cria laços de dependência emocional. “A violência psicológica trabalha muito com a autoestima da pessoa, criando uma relação de dependência emocional. Muitas mulheres, mesmo com boa condição financeira, permanecem com o agressor por estarem presas a essa dependência. É comum descobrirmos, no atendimento clínico, que essa violência já vem acontecendo desde a infância. Por isso, não julgamos! Acolhemos até que a mulher tenha forças e recursos para sair dessa situação”.

Já a capitã Ana Cristina abordou o ciclo de violência e apresentou o projeto existente no bairro do Uruguai, que oferece atendimento psicoterapêutico para vítimas de violência doméstica. “Normalmente, quem comete a violência são as pessoas que a gente ama. O agressor se apresenta como um ‘príncipe encantado’, mas, com o tempo revela comportamentos abusivos. É fundamental identificar esse ciclo para quebrá-lo”.

A diretora-geral do Multicentro Carlos Gomes, Jamile Oliveira, destaca que a violência contra a mulher não é apenas uma questão de segurança pública, mas também de saúde pública. “As unidades de saúde desempenham papel fundamental no acolhimento, identificação e encaminhamento das vítimas, atuando como porta de entrada para a rede de proteção e contribuindo diretamente para salvar vidas”.

Durante todo o mês, o Multicentro também a exposição ‘Você Não Está Sozinha’, feita por usuárias e servidoras, e encaminhamentos para suporte psicológico e atendimento multidisciplinar no Hospital da Mulher. 

“A violência contra a mulher é uma grave violação de direitos humanos e um problema de saúde pública. Como gestores, não podemos deixar de abordar, orientar e acolher. Nosso compromisso é oferecer informação, apoio e caminhos para a superação”, finaliza Jamile.

Confira a programação

Semana 3 – 19/08

📌 Tema: Sinais que não podem ser ignorados

🗓 Ação: Sala de espera com o  CRAM e o Loreta Valadares

Local: Entrada da unidade

Data: 19/08 – 8h às 12h

Semana 3 – 20/08

📌 Tema: Sinais que não podem ser ignorados

🗓 Ação: Blitz Educativa com Entrega de Panfletos e Laço Lilás

Local: Entrada da unidade

Semana 3 – 21/08

📌 Tema: Sinais que não podem ser ignorados

🗓 Ação: Sala de espera com a Procuradoria Da Mulher da ALBA 

Local: Entrada da unidade

Data: 21/08 – 8h às 12h

🎯 Objetivo: Estimular o reconhecimento de sinais de violência e divulgar canais de denúncia (Ligue 180, CREAS, Delegacia da Mulher).

📅 Semana 4 – 27/08

📌 Tema: Rede de Apoio e Empoderamento Feminino

🗓 Ação: Mesa Redonda com Convidadas (Delegacia da Mulher, CRAM,MP, DP ,OAB, sobrevivente)

Data: 27/08 – 08 ás 12h

Local: Auditório da unidade

🎯 Objetivo: Dialogar sobre o papel das instituições e da comunidade no enfrentamento à violência, compartilhar vivências e caminhos de superação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *