30 de setembro de 2025
Politica

Rueda faz jantar com governadores de direita e presidentes de partidos para articular 2026

O presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, vai receber para um jantar na próxima terça-feira, 19, um grupo de governadores de direita e outros dirigentes nacionais de partidos, apurou a Coluna do Estadão. No cardápio, entrarão as eleições de 2026, o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil, a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, e o desembarque de ministros do governo Lula.

“Vamos tratar de tudo”, resumiu um integrante da direita. O jantar vai ocorrer no mesmo dia da convenção do União, que dará o aval oficial para a federação com o PP. Foram convidados os presidentes do PL, Valdemar Costa Neto, do Republicanos, Marcos Pereira, do PSD, Gilberto Kassab, do MDB, Baleia Rossi, e, claro, do PP, Ciro Nogueira.

A direita tenta se unificar após um “bate cabeça” causado pelo tarifaço de Trump. A família Bolsonaro defende as tarifas como forma de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a travar o julgamento do ex-presidente. Os governadores que desejam disputar o Palácio do Planalto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 não podem desagradar a Bolsonaro, mas precisam dar uma resposta ao setor produtivo afetado pelas medidas dos EUA.

Os governadores de direita fizeram uma reunião inicial de articulação desse campo político no último dia 7. Na ocasião, criticaram a relação de Lula com Trump. O jantar de Rueda deve reunir o mesmo elenco: os presidenciáveis Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Júnior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG), Mauro Mendes (União-MT), Cláudio Castro (PL-RJ) e Jorginho Mello (PL-SC).

Antonio de Rueda, presidente do União Brasil e da federação União-PP
Antonio de Rueda, presidente do União Brasil e da federação União-PP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *