Genial/Quaest: O que fez a aprovação de Lula subir? Entenda
RIO – A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu o melhor desempenho desde o início de 2025 e chegou a 46%, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 20. A desaprovação recuou no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e foi a 51%, ainda acima da aprovação.
A melhora nos índices de aprovação do governo Lula foi puxada pelo aumento em sete pontos na região Nordeste. O petista saiu de 53% para 60%, o maior percentual registrado no ano. A desaprovação caiu no mesmo ritmo, de 44% para 37%.
O presidente também registrou melhora na região Sul, onde a aprovação foi de 35% para 38%, mas o índice ainda é inferior à desaprovação, que permaneceu em 61%; nas regiões Centro-Oeste e Norte, que foram agrupadas pela pesquisa, os que aprovam a gestão petista cresceram de 40% para 44%, e a reprovação caiu de 55% para 53%.
O levantamento entrevistou presencialmente 12.150 pessoas com 16 anos ou mais, sendo 2.004 para o cenário nacional e o restante para as análises estaduais, entre os dias 13 a 17 de agosto. O nível de confiança é de 95%.
De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a melhora na aprovação do governo Lula está associada ao preço dos alimentos e à resposta do presidente ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Depois de mais de um ano e meio, a parcela de brasileiros que percebe alta no preço dos alimentos caiu para perto de 60%. Esse alívio no bolso impulsionou a popularidade do governo, sobretudo entre os mais pobres”, escreveu Felipe Nunes em uma publicação no X.
O levantamento da Genial/Quaest mostra a percepção de alta no preço dos alimentos caiu de 76% para 60%, o que explicaria, em parte, a melhora nos índices de aprovação do governo. Os que acham que os preços recuaram subiu de 8% para 18%.
“A sensação de melhora nos preços dos alimentos vem sendo sentida em todas as regiões do País desde o começo do ano. Mas agora, sem as crises do Pix e do INSS, produzem efeitos mais acentuados e percebidos na popularidade do governo”, disse Nunes.
Outro fator que influenciou na melhora dos índices foi a percepção sobre o poder de compra. De acordo com a pesquisa caiu de 80% para 70% os que acham que o poder de compra está menor e subiu de 11% para 16% os que acham que está maior.
“Não por acaso, é a primeira vez desde outubro de 2023 que diminuiu o número de brasileiros que acreditam ter hoje um poder de compra menor do que há um ano (saiu de 80% para 70% quem achava que o poder de compra tinha diminuído no último ano)”, afirmou Nunes.

Tarifaço de Donald Trump
A reação do presidente Lula e do governo à tarifa de importação de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros também ajudou na melhora da aprovação do chefe do Executivo. Para 48% dos brasileiros, Lula e o PT estão se saindo melhor nesse embate contra os EUA, enquanto apenas 28% defendem Bolsonaro e seus aliados.
1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra que o Governo Lula tem seu melhor desempenho desde o começo de 2025: desaprovação foi de 53% para 51% e a aprovação de 43% para 46% (diferença era de 10pts em jul/25 e foi para 5pts em ago/25).
Neste fio eu explico o porquê! pic.twitter.com/WLmeE6meLX
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) August 20, 2025
“Outro fator decisivo para a melhora na aprovação do governo foi a postura de Lula diante do tarifaço imposto por Trump ao Brasil. Para 48% dos brasileiros, Lula e o PT estão se saindo melhor nesse embate contra os EUA, enquanto apenas 28% defendem Bolsonaro e seus aliados”, disse Nunes.