Prefeitura instala protetores para preservar mudas plantadas na orla de Salvador

Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos / Secom PMS
Vinte protetores de mudas foram instalados, nesta quinta-feira (21), entre a orla do Jardim de Alah e o Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). As armações de madeira, com cerca de 1,80 metro de altura, visam garantir o crescimento seguro das árvores coccolobas, também conhecidas como uvas do mar, até que atinjam a maturidade.
Ivan Euler, titular da Secis, lembra que as coccolobas foram escolhidas por serem bastante resistentes às características da região e bastante adaptáveis às orlas e restingas da cidade. “Essa é mais uma experiência relacionada à arborização da orla de nossa cidade. Hoje estamos instalando os protetores das coccolobas, que são, além dos coqueiros, tipos de vegetação ideal para essa região, que apresenta grande salinidade”, disse.
Euler destaca que os protetores entram neste contexto de preservar essa vegetação, protegendo as árvores até que atinjam a altura de 1,78 metro, funcionando como uma barreira ao mar e aos ventos, que muitas vezes acabam danificando e matando as espécies que ainda são jovens.
Ao todo, foram implantados 20 protetores, entre o Jardim de Alah e o Centro de Convenções de Salvador. Cada protetor leva a sua identificação e a devida comunicação visual, explicando qual espécie está protegendo e o motivo de sua instalação, de forma a conscientizar a população a preservar e não vandalizar o equipamento público.
Espécie – A coccoloba é uma espécie nativa de áreas costeiras das américas do Norte, Central e do Sul. E essa é a primeira vez que seu plantio será guarnecido por estes protetores de 1,80 metro de altura, de forma a proteger o crescimento das mudas das ações naturais e do vandalismo.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/instalacao-de-protetores-de-mudas/ .