23 de agosto de 2025
Politica

Gleisi defende que Alckmin seja mantido como vice na chapa de Lula em 2026: ‘Composição maravilhosa’

[[{“value”:”

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, elogiou a atuação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Em entrevista à CNN nesta sexta-feira, 22, ela afirmou que sua posição é de que ele siga na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

Gleisi negou que exista incerteza na base de apoio da Presidência quanto à permanência de Alckmin. “Não existe essa incerteza. Eu acho o vice-presidente Geraldo Alckmin ótimo e acho essa composição maravilhosa, espero que ela continue”, disse.

A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que sua posição é de que Alckmin (PSB) siga na chapa de Lula (PT) em 2026
A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que sua posição é de que Alckmin (PSB) siga na chapa de Lula (PT) em 2026

Questionada sobre os esforços para angariar mais apoio do Centrão e a falta de solidez de algumas das alianças que compõem o governo Lula, a exemplo da Federação Progressista, a ministra disse que trabalhará com os integrantes que decidirem permanecer.

“Esses partidos não têm unidade nacional, são partidos que têm governabilidades locais. Óbvio que gostaríamos de ter alguns partidos desses por inteiro, mas, se não for possível, nós vamos trabalhar com a parte que quiser apoiar o presidente”, declarou.

Ela disse que, nesse sentido, enxerga um cenário semelhante ao das eleições passadas. “Em 2022, a gente teve uma parte do MDB conosco. Com outros partidos, como o PSD, também. Eu acredito que é o que vai acontecer com o PP, com União Brasil”, avaliou.

Com a formalização da federação que une os dois partidos, o grupo formado por União Brasil e Progressistas não apresenta consenso quanto a desembarcar ou seguir compondo o governo.

Enquanto o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), defende a saída “o mais rápido possível”, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), fala em conciliação: “Não é um movimento de oposição e situação, mas de política com ‘P’ maiúsculo com o olhar voltado para o futuro do Brasil”, disse.

O presidente Lula ainda não confirma que sairá candidato em 2026 e costuma dizer que sua participação vai depender de suas condições de saúde.

Durante evento em Sorocaba (SP) nesta semana, o petista pediu que os apoiadores presentes imaginassem o incômodo da oposição se ele chegasse a um quarto mandato à frente do Planalto.

“Um mandato do Lula incomodou muita gente, dois mandatos incomodou muito mais, três mandatos, muito, muito mais. Imagina se tiver o quarto mandato, como é que eles vão ficar incomodados”, disse.

“}]] 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *