‘Bolsonaro disse: cada um saia candidato, lá na frente a gente vê’, diz Caiado sobre apoio em 2026
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira, 25, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse aos governadores de centro-direita e direita para “cada um se lançar à Presidência da República e lá na frente ‘a gente’ vê”, sobre apoio. A declaração ocorreu durante o Seminário Brasil 2025, do Grupo Esfera Brasil.
“Às vezes a pessoa fala assim: ‘Olha, o ex-presidente Bolsonaro é muito cobrado, tem gente ansiosa dizendo que ele tem que declarar um apoio’. Bom, ele pode declarar apoio a alguém da família dele”, disse Caiado. “Ele simplesmente conversou conosco no Palácio dos Bandeirantes: ‘Olha, cada um de vocês sai candidato’.”
A conversa entre o capitão reformado e os governadores ocorreu na última manifestação em que Bolsonaro esteve presente, em 29 de junho na Avenida Paulista. Caiado tem defendido que todos os pré-candidatos se lancem e depois se apoiem no segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para ele, não há “candidato universal” de direita e governadores não estão “dividindo a direita”, e sim “sobrevivendo”.
“O que mais o governo quer é exatamente identificar um candidato agora. Vocês já pensaram o massacre que esse candidato vai passar? Vocês já imaginaram a máquina do governo em cima desse primeiro candidato?”, continuou o governador goiano. “Hoje, já tenho restrições de receber verba da saúde. Eu já não recebo verba da saúde, parcela que me é devida de hospitais habilitados. Com 14 meses de antecedência, já entrando na mira, no foco do governo, para destruir esse candidato.”