Qual nome mais forte da direita para 2026? Veja os dados das pesquisas
As últimas pesquisas sobre a intenção de voto para a eleição presidencial de 2026 mostram que, a um ano do pleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem vantagem contra seus adversários.
Os opositores que registram melhores desempenhos são a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Os três figuram com as menores diferenças numéricas contra Lula em simulações de segundo turno.
Tarcísio nega que concorrerá à Presidência nas eleições do ano que vem. Porém, como mostrou o Estadão, houve uma mudança de discurso do governador nos bastidores. Antes, Tarcísio negava a aliados de forma categórica a hipótese de concorrer ao Planalto em 2026. Agora, a equipe do governador já tem realizado sondagens a marqueteiros e calibrado mudanças no discurso que possam projetá-lo para além de São Paulo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é avaliado como opção de voto, mas acumula duas penas de inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não pode concorrer a cargos públicos até 2030.
Paraná Pesquisas
Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira, 25, mostra que Lula está empatado tecnicamente em simulações de segundo turno contra Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
Bolsonaro está inelegível, mas apresenta o melhor resultado numérico contra o petista, superando Lula por 44,4% a 41,5%. Contra Michelle, Lula registra 43,4% e a ex-primeira-dama, 42,3%. Entre Lula e Tarcísio, o empate também é numérico, e ambos registram 41,9%.
A pesquisa aponta que Lula venceria o senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da Oposição no Senado, por 42,9% a 37,8%.
O Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 pessoas entre os dias 17 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
Genial/Quaest
Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quinta-feira, 21, mostrou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é o mais bem colocado entre os nomes da direita na disputa contra Lula.
O petista vence todos os adversários avaliados, inclusive o governador de São Paulo, e ampliou sua vantagem contra os adversários em relação à rodada anterior da pesquisa. Entre os cenários avaliados, registrou-se a menor diferença numérica entre Lula e Tarcísio.
Contra Tarcísio, o presidente tem vantagem de 43% a 35% dos votos válidos. O segundo melhor desempenho contra Lula é do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que figura com 34% de preferência contra 44% do petista em um eventual segundo turno.
A Genial/Quaest realizou 12.150 em oito Estados do País entre os dias 15 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
Datafolha
Segundo pesquisa do Datafolha divulgada em 2 de agosto, Lula lidera todos os cenários de primeiro turno. No segundo turno, há empate técnico no limite da margem de erro entre Lula e Tarcísio. Nesse cenário, o petista registra 45% e o governador de São Paulo, 41%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.
Lula também registra empate técnico no limite da margem de erro contra Bolsonaro, mas o ex-presidente está inelegível. Nesse cenário, Lula registra 47% e Bolsonaro, 43%.
Nas demais simulações de segundo turno incluindo Lula, o petista supera seus adversários. Nos cenários que apontam vitória do petista, a menor vantagem numérica é contra Ratinho Júnior. Nesse caso, Lula registra 45% e o governador do Paraná, 40%.
O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 29 e 30 de julho.