27 de agosto de 2025
Politica

Deputado bolsonarista se engana e chama Lula de ‘homofóbico’ querendo acusar presidente de racismo

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) se confundiu e chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de homofóbico quando desejava acusá-lo de racismo. A declaração ocorreu nesta terça-feira, 26, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Fiquei desapontado com a homofobia deste presidente do Brasil em dizer que negro e sem dente… Racismo aliás, homofobia não. Racismo total ao dizer que negro sem dente não pode aparecer para o mundo”, disse o deputado, que foi interrompido no meio de sua frase por colegas que o corrigiram.

Deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) se equivocou e chamou Lula de 'homofóbico' quando queria dizer 'racista'
Deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) se equivocou e chamou Lula de ‘homofóbico’ quando queria dizer ‘racista’

“Eu fiquei desestabilizado, presidente (da CPMI). O racismo total imposto por esse presidente aos negros brasileiros. Então, me desculpe, eu estou realmente bastante abalado por essa fala de racismo, deste presidente homofóbico e racista do Brasil… É Brasil… A coisa está feia com esse governo”, disse o parlamentar.

Chrisóstomo se referiu a uma declaração de Lula que ocorreu durante a cerimônia de entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), em Sorocaba (SP), no dia 21 de agosto. Na ocasião, o presidente disse que reclamou com o ministro do Desenvolvimento Agrário sobre o uso de uma foto de um homem negro sem dentes em uma revista sobre o Brasil que seria apresentada na Alemanha.

“Perguntei: ‘Escuta aqui, por que é que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior, um cara sem dente e ainda negro? Você não acha que isso é preconceito?”, disse o presidente no evento.

“Eu lembrei do Joãozinho Trinta (ex-carnavalesco da Beija-Flor): ‘Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa’. Eu falei para ele: ‘Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente’. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente”, disse Lula, na cerimônia que entregou unidades móveis que devem atender pessoas com problemas odontológicos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *