26 de agosto de 2025
Politica

PL tem novas opções para Carlos Bolsonaro disputar o Senado após impasse em SC; saiba onde

Diante de resistências locais para a candidatura de Carlos Bolsonaro (PL-RJ) ao Senado em Santa Catarina, o PL mapeia novas opções para o vereador disputar uma vaga na Casa em 2026. No momento, estão no radar os Estados de São Paulo e Roraima. O assunto deve ser tratado nesta quinta-feira, 2, pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, durante visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar.

A possibilidade de Carlos concorrer ao Senado em SP cresceu após o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), principal cotado para a vaga, sinalizar que ficará nos Estados Unidos por medo de ser preso se voltar ao Brasil. Roraima, por sua vez, é visto como um Estado dominado pelo bolsonarismo.

Na avaliação de Valdemar, Carlos se elege ao Senado em qualquer Estado. A decisão sobre a candidatura caberá a Bolsonaro. Em Santa Catarina, duas deputadas do PL, Caroline de Toni e Julia Zanatta, disputam a indicação do ex-presidente. Além disso, a Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina (Fiesc) chegou a dizer, em nota, que o Estado não precisa “importar” candidatos ao Senado, em referência ao fato de Carlos ter sua base eleitoral no Rio.

A eleição do Senado é crucial para os bolsonaristas porque a intenção é formar maioria para conseguir aprovar impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou as primeiras medidas cautelares contra Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica. Desde então, o ex-presidente, agora também em prisão domiciliar, está com a comunicação limitada, o que atrasou as negociações internas do PL para as eleições do ano que vem.

Carlos Bolsonaro (PL-RJ), vereador
Carlos Bolsonaro (PL-RJ), vereador

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *