26 de agosto de 2025
Politica

Valdemar define principal assunto para tratar com Bolsonaro em visita domiciliar; saiba qual

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, definiu o principal assunto para tratar na visita domiciliar que fará a Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, 28. O dirigente partidário tentará articular com o ex-presidente os nomes da direita que disputarão vagas no Senado em 2026. A eleição da Casa legislativa é crucial para os bolsonaristas porque a intenção é formar maioria para conseguir aprovar impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou as primeiras medidas cautelares contra Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica. Desde então, o ex-presidente, agora também em prisão domiciliar, está com a comunicação limitada, o que atrasou as negociações internas do PL para as eleições do ano que vem. Bolsonaro é quem dará a palavra final sobre todos os candidatos ao Senado.

Uma das prioridades de Valdemar é acertar com Bolsonaro os candidatos na Paraíba. No Estado, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga deve ficar com uma das duas vagas na composição da direita. Mas a segunda vaga ainda está indefinida – um dos cotado é o ex-deputado federal Major Fábio (Novo).

No Rio, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem vaga certa para disputar a reeleição. O governador Cláudio Castro (PL) quer apoio para compor a chapa, mas Bolsonaro passou a defender nos bastidores o nome do líder do partido na Câmara, Sóstenes Cavalcante. O senador Carlos Portinho (PL) também gostaria de concorrer à reeleição.

O cenário em São Paulo também ficou embaralhado com a possibilidade de o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), cotado para o Senado, sinalizar que deve permanecer nos Estados Unidos por medo de ser preso se voltar ao Brasil. Recém filiado ao PP, o secretário de Segurança do Estado, Capitão Derrite, pode disputar uma das vagas com apoio do ex-presidente.

Moraes autorizou Valdemar a visitar Bolsonaro em decisão no último dia 15. A visita será nesta quinta-feira, 28, cinco dias antes da data marcada pelo STF para iniciar o julgamento de Bolsonaro.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL
Valdemar Costa Neto, presidente do PL

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *