Professores da rede municipal passam por formação em ferramentas digitais de aprendizagem

Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS
Texto: Priscila Machado/ Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), oferece formação aos professores da rede municipal de ensino em ferramentas digitais que aprimoram o trabalho pedagógico e o processo de aprendizagem em sala de aula. As formações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Inteligente Salvador e na plataforma Tech4Kids estão sendo realizadas no Centro de Formação de Professores Emilia Ferreiro, no Costa Azul.
Com duração de 4 horas, a formação no AVA Inteligente Salvador é voltada para pedagogos e especialistas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O treinamento começou no último dia 18 e ocorre nos turnos matutino e vespertino. A intenção é treinar todos os professores da rede até o final do ano.
“Tivemos um primeiro contato com os professores, apresentando de forma muito breve a plataforma durante outros processos formativos que já ocorreram aqui. E recebíamos sempre pedidos dos professores por uma formação mais ampla sobre o AVA. Agora, conseguimos oferecer esse espaço, em parceria com a Coordenadoria de Formação, para que eles explorem ao máximo as potencialidades da plataforma”, contou Cristiano Ribeiro, supervisor pedagógico na Coordenadoria de Tecnologia e Inovação Pedagógica.
Professora do 1º ano do Ensino Fundamental, Bianca Caldas, de 32 anos, viu na formação uma oportunidade de ampliar o conhecimento e tirar dúvidas. “Eu conheço o AVA, já trabalhei com alunos do 4º ano, em 2024, e eles gostaram bastante. Com o primeiro ano, será a primeira vez. A formação está sendo uma oportunidade de tirar dúvidas em relação à criação das atividades. Creio que através dos jogos, a aula vai se tornar mais interessante e vai chamar mais a atenção dos alunos”.
“Estou curioso para saber como irá se organizar isso aqui em sala de aula. Eu já vi o AVA, mas ainda não o utilizo; com a formação, pretendo passar a utilizá-lo. A formação será importante para pensar em como usar, já que são várias turmas”, complementou o professor da rede Welington Rodrigues, 33.
Aprendizagem digital – O AVA Inteligente Salvador é uma plataforma da Smed que integra aluno, professor e coordenador pedagógico. É um ambiente de criação, envio e correção de atividades, além de ser também um ambiente de curadoria, planejamento e autoestudo.
A plataforma dispõe de um acervo robusto de materiais complementares e atividades prontas, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. São mais de 8,2 mil desafios gamificados, banco com mais de 70 mil questões, acervo de avaliações, trilhas e projetos. Além disso, os professores podem criar suas próprias atividades, de acordo com o conteúdo proposto em sala de aula.
Já a Tech4Kids, é uma plataforma que visa desenvolver habilidades digitais entre crianças e adolescentes. O objetivo é introduzir o letramento digital, a lógica da programação e o pensamento computacional no processo de ensino e aprendizagem das crianças de maneira lúdica e convidativa.
“Por ser uma plataforma de ciências da computação e entrarmos em uma rede de alunos e de professores que, na maioria, nunca tiveram acesso a esse conteúdo, entendemos que esse processo de formação precisa ser contínuo. Temos algumas frentes, a exemplo da formação inicial, das visitas às escolas e das pílulas formativas, que consistem na ampliação de temas e formação de horizontes. Essa formação que está ocorrendo aqui hoje é inicial, em que apresentamos a plataforma de uma forma lúdica para que os professores compreendam que é uma ferramenta intuitiva, fácil de manusear, e que o aluno consegue, de forma autônoma, realizar os exercícios”, explicou Ircione Braga, gerente operacional da Tech4Kids.
“Nesse processo todo, vamos abrindo janelas de correlação com disciplinas obrigatórias deles. Quando falamos de ciência da computação, estamos falando de um conteúdo que abrange áreas importantíssimas, como matemática, artes, tecnologia e engenharia. Então, abre a mente do aluno para o raciocínio lógico, a criatividade e o pensamento crítico”, complementa.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/formacao-de-professores-e-coordenadores-da-smed/ .