27 de agosto de 2025
Salvador

Salvador sedia palestra sobre Esclerose Múltipla com inscrição gratuita

Texto: Mateus Soares/ Secom PMS

Neste sábado (30), a partir das 8h, será realizada uma palestra sobre Esclerose Múltipla na Faculdade Anhanguera – Polo Iguatemi, localizada na Avenida Santiago de Compostela, no Parque Bela Vista. O evento tem o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e traz como tema “Jornada do Paciente: Ações para uma Vida Plena com Esclerose Múltipla”.

A programação contará com a participação de especialistas que abordarão assuntos relacionados à cobertura dos planos de saúde para garantir a qualidade de vida das pessoas com Esclerose Múltipla, além de aspectos trabalhistas ligados à vida produtiva dos pacientes, entre outros pontos.

De acordo com a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, o encontro busca ampliar a compreensão sobre a doença e seus impactos. “Essa jornada é sobre a esclerose múltipla e será transmitida para todo o Brasil. É a primeira jornada sobre essa doença rara realizada em Salvador, com o objetivo de dar visibilidade às pessoas que convivem com ela”, explicou.

“Queremos mostrar as dificuldades enfrentadas, discutir as recomendações médicas e formas de identificar o diagnóstico, que muitas vezes demora a acontecer e acaba impactando a vida emocional, familiar e profissional dos pacientes. Por isso, é importante dar visibilidade à pauta, para que a sociedade, mães de crianças, pessoas adultas e até aquelas que recebem o diagnóstico já na fase madura, compreendam melhor a situação”, acrescentou Daiane.

A diretora também destacou a atuação da Prefeitura na aproximação com pautas ligadas à deficiência. “A gestão vem trabalhando em temas que dialogam com a pauta da pessoa com deficiência. A Esclerose Múltipla pode causar limitações físicas e de mobilidade e, mesmo não sendo reconhecida por lei como deficiência, acaba trazendo consequências semelhantes”, completou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link (https://associacaoem.wixsite.com/seminario2025).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *