Alesp realiza sessão solene em homenagem aos 150 anos do Estadão; assista
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realiza nesta quinta-feira, 28, uma sessão solene em comemoração aos 150 anos do Estadão. Autoridades e profissionais da imprensa se reúnem para celebrar a trajetória de um dos principais veículos de comunicação do País.
A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Thiago Auricchio (PL), começa em instantes no Plenário Juscelino Kubitschek. Antes, porém, desde as 18h, os convidados foram recepcionados no Salão dos Espelhos. Durante a solenidade, autoridades e representantes do jornal farão discursos em homenagem ao sesquicentenário da publicação.

Fundado em 1875, o jornal completou um século e meio de circulação em 4 de janeiro. Desde sua criação, tem como marca a defesa da democracia, das liberdades e de uma imprensa independente.
O presidente do Conselho de Administração do Grupo Estado, Francisco Mesquita Neto, destaca os valores que guiam o Estadão desde a sua fundação: “Um jornal liberal, republicano, comprometido com o progresso social, material e moral de todos os brasileiros só poderia ter nascido e progredido em São Paulo.”
Para o CEO do Estadão, Erick Bretas, é difícil pensar em um evento relevante no Estado nos últimos 150 anos que não tenha sido relatado, retratado e, em alguns casos, até protagonizado pelo jornal.
“Até hoje guardamos em nossa sede no bairro do Limão a bandeira que tremulou no Largo de São Francisco durante a Revolução Constitucionalista de 1932. O jornal contribuiu para a formação da identidade paulista no último século e meio. Por isso recebemos com enorme alegria a homenagem da Alesp e agradecemos aos representantes do povo do Estado o reconhecimento por uma história tão bonita”, afirma Bretas.