Deputada pede explicações do Itamaraty após governo Lula recusar novo embaixador de Israel
A deputada Julia Zanatta (PL-SC) enviou um requerimento de informação ao Itamaraty para pedir explicações sobre a decisão do governo Lula de recusar a indicação do diplomata Gali Dagan para o posto de embaixador de Israel no Brasil, o que resultou no rebaixamento da relação diplomática entre os dois países.
A parlamentar questiona quais foram os fundamentos da diplomacia que motivaram o governo a desistir de aprovar a nomeação de Dagan; pergunta se há nota técnica ou parecer interno do Ministério das Relações Exteriores que justifiquem a medida; e solicita cópia do comunicado oficial enviado pelo Itamaraty a Israel para comunicar a decisão.
Esse impasse é o desdobramento mais recente na crise diplomática entre os dois países. Desde o ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem acusado Israel de genocídio na Faixa de Gaza. Ao comparar as mortes de civis palestinos com o Holocausto, Lula foi declarado persona non grata em Israel.
Como mostrou a Coluna, a ONG StandWithUs Brasil afirmou nesta quarta-feira, 27, que ofensas de Lula a Israel levaram o governo brasileiro a ter o maior “desprezo” por aquele país em mais de 70 anos. A instituição educacional sobre Israel sem fins lucrativos apontou “hostilidade intencional” da gestão Lula, após o Itamaraty desistir de aprovar a indicação do embaixador israelense no Brasil.
