29 de agosto de 2025
Salvador

Programa Vamos Proteger encerra semana de oficinas contra o bullying e de conscientização sobre o ECA

Foto: Ascom SPMJ

Texto: Letícia Silva / Secom PMS

O Programa Vamos Proteger, promovido pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), foi encerrado na última quinta-feira (28) com uma oficina realizada na Faculdade Unime – Anhanguera, no Shopping Paralela.

A iniciativa marcou o fim de uma semana dedicada ao combate ao bullying e à conscientização sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), envolvendo crianças, adolescentes e famílias. A ação consolidou uma jornada de debates, reflexões e compromissos compartilhados, reafirmando o papel da Prefeitura de Salvador na construção de uma sociedade mais justa, segura e acolhedora para meninas e meninos.

Ao longo da semana, o programa cumpriu a proposta de mobilizar a comunidade escolar, capacitar estudantes e familiares e fomentar uma cultura de cidadania e proteção integral. As atividades começaram na segunda-feira (25), na Escola Municipal da Engomadeira, onde crianças da Educação Infantil participaram da oficina ‘Juntos contra o Bullying’. A proposta trabalhou, de forma lúdica, valores como respeito, empatia e o impacto das palavras, com dramatizações, cartazes e rodas de compromisso coletivo.

Na quarta-feira (27), os adolescentes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da Escola Municipal Professor Manoel de Almeida Cruz, em Cajazeiras XI, também foram contemplados com oficinas. Eles refletiram sobre os diferentes tipos de violência, sendo elas física, verbal, psicológica e digital, e discutiram a Lei nº 14.811/2024, que criminaliza o bullying e o cyberbullying.

As famílias também participaram da programação. Nos encontros realizados no CIEE, jovens aprendizes e seus responsáveis dialogaram sobre o fortalecimento da rede de proteção e a importância do conhecimento dos direitos e deveres previstos no ECA. As discussões buscaram aproximar escola, comunidade e família, reforçando o papel coletivo na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destacou a importância da iniciativa para consolidar um futuro de respeito e segurança para a juventude. “Com o Vamos Proteger, conseguimos criar um espaço de escuta, de conscientização e de valorização da infância e da adolescência. Este é um compromisso da Prefeitura de Salvador: garantir que nossas crianças e adolescentes cresçam em ambientes de cuidado, proteção e oportunidades”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *