4 de setembro de 2025
Politica

Eduardo Paes lidera a disputa pelo governo do Rio e 53% acham Castro ruim ou péssimo, diz AtlasIntel

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está na frente na disputa pelo governo do Estado nas eleições de 2026. De acordo com levantamento AtlasIntel divulgado nesta terça-feira, 2, ele venceria nos dois cenários pesquisados.

Na primeira situação, os candidatos são Paes, Rodrigo Bacellar (União), Washington Reis (MDB), presidente estadual da sigla no RJ, e a vereadora Mônica Benício (PSOL). O prefeito da capital carioca desponta com 43,9% das intenções de voto.

O prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera as intenções de voto para o governo do RJ
O prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera as intenções de voto para o governo do RJ

Bacellar tem 12,4%; Reis, 9,8%; e Mônica, 6,6%. Já 16,4% gostariam de votar em outro candidato, 7,1% votariam branco ou nulo e 3,8% não sabem.

Em um outro cenário, a disputa é entre Eduardo Paes, Flávio Bolsonaro (PL), Fabiano Horta (PT), Rodrigo Bacellar, Washington Reis, Mônica Benício e Wilson Witzel (PSDB). Paes tem 40% dos votos, enquanto Flávio aparece com 32,8%, no segundo lugar. Fabiano Horta tem 5,6%; Bacellar, 5,2%; Reis, 4%; Mônica, 3,6% e Witzel 0,6%. Outros 3,1% votariam em outro candidato, 3,6% em branco ou nulo e 1,4% não souberam.

Em levantamento da Paraná Pesquisas desta segunda-feira, 1º, o prefeito também figura como o favorito, com 54,8% das intenções de voto no primeiro turno – 30 pontos porcentuais a mais do que a soma dos demais nomes sondados.

A Atlas/Intel aponta que Paes é visto de forma positiva por 50% dos entrevistados (48% têm uma imagem negativa e 2% não sabem). Já o atual governador, Cláudio Castro (PL), é visto de forma negativa por 60% (34% têm imagem positiva e 6% não sabem).

O ex-governador cassado Wilson Witzel lidera a lista de políticos em quem os entrevistados não votariam “de jeito nenhum”, apontado por 69,2%. Em seguida, vêm Romário (PL), com 55,8% e Cláudio Castro, com 52,7% (PL).

Na pesquisa para o Senado pelo Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro aparece como favorito dos cariocas. Ele tem 22,6% e é seguido pela deputada federal Benedita da Silva (PT), com 17%. Os outros são Alessandro Molon (PSB), com 16,1%; Carlos Portinho (PL), com 14,1%; Clarissa Garotinho (Republicanos), 4,1%; e Otoni de Paula (MDB), 2,2%.

No âmbito das eleições presidenciais, os moradores do Rio de Janeiro ficam divididos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 35% e o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), 33,5%. Também compõem o cenário Ciro Gomes (8,4%); Romeu Zema (3%); Ratinho Júnior (2,9%), Eduardo Leite (2,5%); e Ronaldo Caiado (2,1%). 9% votariam em outro candidato, 3,2% em branco ou nulo e 0,3% não sabem.

A pesquisa AtlasIntel entrevistou 2.001 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 25 e 29 de agosto por meio do recrutamento digital aleatório, metodologia da empresa baseada na aplicação de questionários pela internet. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *