Caiado celebra saída de União-PP do governo Lula e diz que é ‘vitória política’ dele
SÃO PAULO – O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (União Brasil), comemorou o desembarque da federação formada pelo seu partido junto ao Progressistas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o goiano, a decisão consiste numa vitória política dele, que há meses defende a saída da gestão petista.
“Agora o partido tem identidade clara, tem um norte. Está federado com o PP com um único objetivo: derrotar o PT em 2026 e governar o País com tranquilidade”, disse Caiado em vídeo publicado nas suas redes sociais. “Política não tem como ter pé em duas canoas.”
Após o anúncio dos presidentes Antônio de Rueda (União-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI) feito na última terça-feira, 2, os ministros filiados aos partidos devem entregar os cargos. Em nota, a federação União Progressista reforçou a orientação e alertou para possíveis punições em caso de descumprimento, como afastamento imediato.
A decisão atinge os ministros do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), dos Esportes, André Fufuca (PP-MA). Juntos, União Brasil e PP têm 109 deputados e 15 senadores.