Tarcísio diz que anistia e perdão são ‘melhores remédios para pacificar o País’
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou na noite desta quinta-feira, 4, um vídeo em que exalta as vezes em que perdões políticos foram concedidos no Brasil por meio de anistia.
“A história já mostrou que a anistia e o perdão são os melhores remédios para pacificar o país”, escreveu o governador em seu perfil no X (antigo Twitter).
A história já mostrou que a anistia e o perdão são os melhores remédios para pacificar o país. pic.twitter.com/5DsigFWTZ2
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) September 4, 2025
A declaração ocorre em meio a articulações feitas com a participação de Tarcísio no Congresso para aprovar um projeto de lei de anistia que beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem o governador também já prometeu indulto caso se eleja presidente no próximo ano.
Bolsonaro está sendo julgado, entre essa semana e a próxima, no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentar dar um golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
O argumento da “pacificação” para o País utilizado por Tarcísio foi rebatido na abertura da sessão que deu início ao julgamento do núcleo crucial do golpe, nesta terça-feira, 2.
“Impunidade e covardia não são opções para a pacificação”, afirmou o ministro e relator da ação penal, Alexandre de Moraes, antes de ler o relatório sobre o caso. O relator citou ainda que papel do STF é julgar com imparcialidade e aplicar a Justiça, “independente de ameaças ou coações, ignorando pressões internas ou externas”.
Como mostrou a Coluna do Estadão, Tarcísio encampou uma série de negociações em Brasília neste semana, incluindo uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na residência oficial da Casa nesta quarta-feira, 3.