22 de outubro de 2025
Politica

Alarme de oração fez celular de advogado de general tocar no STF

O advogado Andrew Farias, defensor do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, afirmou que seu celular tocou durante sua manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira, 4, por causa de um alarme. Farias disse que programa o celular para tocar sempre ao meio-dia para rezar a oração do Ângelus, uma prece católica em homenagem a Nossa Senhora.

O episódio, explicado por Farias ao advogado Leonardo Estephan, foi criticado, em reserva, por outros defensores dos réus do “núcleo crucial” da trama golpista. Antes do início da sessão, os presentes à Primeira Turma foram alertados diversas vezes para desligar os celulares pelo sistema de som do colegiado.

Advogado Andrew Farias, defensor do general Paulo Nogueira, em sessão na Primeira Turma do STF
Advogado Andrew Farias, defensor do general Paulo Nogueira, em sessão na Primeira Turma do STF

Advogado de general incriminou Bolsonaro

Andrew Fernandes incriminou Bolsonaro diretamente. Ele disse que o então ministro da Defesa tentava demover Bolsonaro de adotar medidas extremas. Quando Andrew Farias terminou de falar, a ministra Cármen Lúcia perguntou:

“Vossa Senhoria por cinco vezes disse que seu cliente ‘estava atuando para demover o presidente da República’. Demover de quê? Porque até agora todo mundo diz que ninguém pensou nada (de teor golpista)”. O advogado respondeu: “Falo claramente para Vossa Excelência. Demover de adotar qualquer medida de exceção”.

Da Sogra ao personagem que é um ovo

O toque do aparelho não foi o único lance inusitado durante a manifestação do defensor à Primeira Turma do STF. Farias citou uma frase da própria sogra, fez referências à personagem literária Alice, de Lewis Carroll, e a uma pintura de Van Gogh.

“Minha sogra fala assim: ‘Às vezes as palavras são como um punhal, como uma arma. Machucam, dói”, disse o advogado do ex-ministro da Defesa ao STF. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, indagou: “A sua sogra fala isso ou as palavras dela são um punhal?”. O representante da Procuradoria-Geral da República, Paulo Jacobina, gargalhou.

O defensor citou ainda a obra do autor de Alice no País das Maravilhas durante a defesa do processo da trama golpista.

“Eu lembro daquela famosa passagem do diálogo entre a Alice e Humpty Dumpty: ‘Quando eu uso uma palavra ela significa exatamente aquilo que eu quero que ela signifique, nem mais, nem menos”, disse o advogado, rememorando um diálogo entre Alice e o personagem representado por um ovo vivo.

Moraes e Dino fazem piada sobre menção a sogra

Quando Andrew Farias se preparava para deixar a tribuna, o ministro Flávio Dino lembrou, a um só tempo, da menção à sogra e do toque do celular: “Não esqueça de atender o telefone, era sua sogra”, disse, provocando risadas na turma.

General deu bronca em advogado durante interrogatório

Em junho, durante o interrogatório dos réus, o ex-ministro da Defesa repreendeu seu advogado por causa de uma pergunta. Irritado, Nogueira disse que não iria responder ao próprio defensor, alegando que já havia abordado o assunto ao ser questionado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Vai me perguntar sobre a reunião, cara? Andrew, eu já respondi tudo isso ao nobre presidente Alexandre de Moraes, ok?”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *