Paulo Hartung descarta candidatura a governo do Espírito Santo e anuncia apoio a Pazolini
Desde que voltou a ter filiação partidária neste ano, o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung (PSD) passou a ser sondado para disputar novamente o cargo no ano que vem. Na última semana, entretanto, segundo apurou a Coluna do Estadão, ele descartou a hipótese e avisou aos correligionários que irá apoiar a candidatura do atual prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Pazolini (Republicanos) ao Palácio Anchieta.
Pazolini é oposição ao atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). Com o apoio de Hartung e do PSD, prefeito sai do isolamento e abre um embate com o candidato de Casagrande a sua sucessão, Ricardo Ferraço (PSDB), atual vice-governador.
Diante da decisão de Hartung de apoiar Pazolini ao governo, deve crescer em seu partido a pressão para que ele dispute o Senado em 2026. Mas a disputa pelas duas cadeiras disponíveis deve ser acirrada. Casagrande também deve tentar se eleger para a Casa, além de outros seis nomes.
Nesse cenário, a aposta maior entre os capixabas é de que Hartung continuará no mundo empresarial e não voltará à política. Ele foi governador três vezes e também senador. Venceu todas as eleições que disputou até hoje.
Como antecipou a Coluna do Estadão, Hartung se filiou ao PSD em maio, depois de integrar o conselho da Vale. No partido, passou a coordenar a formação de jovens na Fundação Espaço Democrático, centro de estudos da legenda. O ex-governador atuou em função semelhante na entidade de formação política RenovaBR.
