9 de setembro de 2025
Politica

Tarcísio assume papel de antagonista a Lula ao escalar tom bolsonarista e prepara embate para 2026

O governador de São Paulo elevou o tom em muitos decibéis de bolsonarismo neste domingo, 7, ao discursar na avenida Paulista. Embora o movimento gere risco de colar em Tarcísio de Freitas (Republicanos) parte da rejeição que o eleitorado tem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu cálculo político é pragmático: a disputa presidencial de 2026 será novamente polarizada, e o segundo turno terá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um candidato anti-PT.

Marqueteiros que atuaram nas eleições de 2022 e conversaram com a Coluna do Estadão consideram que não haverá espaço para moderação no embate público no ano que vem. O clima continuará de fla-flu, apostam. Nesse raciocínio, Tarcísio assume, desde já, o papel de antagonista a Lula e ao petismo. “O País vai se livrar das garras do PT”, disse o governador no seu discurso na Paulista.

A frase ficou perdida em meio à defesa da anistia e às críticas de Tarcísio ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes. “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes”, afirmou o chefe do Executivo Paulista.

Depois, indagado pelo repórter Pedro Augusto Figueiredo, do Estadão, sobre o tom adotado, o governador disse que refletia o sentimento popular. “As pessoas estão cansadas, muito cansadas. Só traduzi um pouco do sentimento das pessoas”.

É importante observar que Tarcísio de Freitas só dá esse passo agora porque conta com o apoio do Centrão para ser o candidato presidencial da direita. Esse grupo não tem dúvidas de que mesmo quem discorda da anistia, no segundo turno serão todos da direita e centro-direita contra Lula.

O governador paulista carrega o DNA político do bolsonarismo. Foi ministro do governo Jair Bolsonaro por quase quatro anos e chegou ao Palácio dos Bandeirantes pelas mãos do capitão. Se isso não estava claro, especialmente para os filhos do ex-presidente, agora ficou evidente para o eleitor em geral.

Governador Tarcísio de Freitas em ato pró-Bolsonaro na avenida Paulista, no 7 de Setembro
Governador Tarcísio de Freitas em ato pró-Bolsonaro na avenida Paulista, no 7 de Setembro

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *