10 de setembro de 2025
Politica

STF avalia que julgamento de Bolsonaro terminará antes do previsto

A expectativa no Supremo Tribunal Federal (STF) é que o julgamento do “núcleo crucial” da trama golpista termine antes do previsto, sem a necessidade da sessão agendada para a tarde da sexta-feira, 12. Na manhã desta quarta-feira, 10, o ministro Luiz Fux começou a ler seu voto. Dois ministros da Primeira Turma da Corte ainda precisam votar: Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Estão marcadas sessões na manhã desta quarta-feira, 10, manhã e tarde da quinta-feira, 11, e manhã e tarde da sexta-feira, 12.

A previsão de interlocutores do tribunal é a seguinte:

  • Fux conclui o voto na manhã desta quarta-feira, 10;
  • Cármen Lúcia vota na manhã da quinta-feira, 11;
  • Cristiano Zanin lê sua manifestação na tarde da quinta-feira, 11;
  • Na manhã da sexta-feira, 12, seria definida a dosimetria, ou seja, o tamanho da pena para cada um dos eventuais condenados.

Esse cenário encerraria os trabalhos antes da sessão da tarde da sexta-feira, 12.

Moraes e Dino já votam para condenar Bolsonaro

Até o momento, já votaram o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino. Ambos pediram a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do “núcleo crucial” da trama golpista. Dino, contudo, defendeu que as penas mais altas se concentrem em Bolsonaro e no general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil.

“O Brasil quase voltou a uma ditadura que durou 20 anos porque uma organização criminosa constituída por um grupo político liderado por Jair Bolsonaro não sabe perder eleições”, disse Moraes.

Primeira Turma do STF durante julgamento do 'núcleo crucial' da trama golpista
Primeira Turma do STF durante julgamento do ‘núcleo crucial’ da trama golpista

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *