Escolas Criativas Boca de Brasa divulgam selecionados para a edição 2025
Texto: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas
Foto: Thaís Seixas
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) divulga a lista dos selecionados das Escolas Criativas Boca de Brasa 2025. São oferecidas 600 vagas em seis polos do Programa Boca de Brasa em Salvador, voltadas para jovens, artistas, educadores, trabalhadores da cultura e coletivos. A iniciativa tem a proposta de reconhecer talentos artísticos e valorizar a identidade cultural de cada região da capital baiana.
CONFIRA AS LISTAS DE SELECIONADOS:
Os participantes selecionados farão parte de turmas em cursos nas áreas de dança, teatro, canto coral, figurinos e adereços, ritmos percussivos da Bahia, audiovisual e sonorização, com carga horária total de 78 horas. Todos os alunos recebem certificado e podem se apresentar em dois grandes eventos realizados em Salvador: o Palco Aberto Boca de Brasa, que acontece em janeiro de 2026, nos territórios que abrigam as Escolas Criativas; e o Movimento Boca de Brasa, festival que acontece em março, no Quarteirão das Artes, como parte da programação do aniversário da cidade.
A programação nos territórios da Cidade Baixa, LIberdade/São Caetano e Valéria é gerida pela Associação Pontos Criativos, com os seguintes cursos e horários:
Cidade Baixa: Danças Populares Brasileiras, realizado aos sábados, das 14h às 17h, no Centro Cultural SESI Casa Branca; Ritmos Percussivos da Bahia, também aos sábados, das 14h às 17h, na Centro Cultural SESI Casa Branca; e Agente de Cultura e Territorialidade, aos sábados, das 14h às 17h, na Fábrica Cultural.
Liberdade/São Caetano: Ritmos Percussivos da Bahia, aos sábados, das 14h às 17h, no Instituto Princesa Anastácia; Teatro: A Periferia é o Centro, aos sábados, das 14h às 17h, na OAF; e Fotografia e Audiovisual, aos sábados, com horários a confirmar, também na OAF.
Valéria: Danças Populares Brasileiras, às terças-feiras, das 14h às 17h, na Escola Municipal Milton Santos; Teatro: A Periferia é o Centro, aos sábados, das 14h às 17h, no CEU de Valéria; e Fotografia e Audiovisual, aos sábados, das 14h às 17h, no Lar Joana Angélica.