Espetáculo baseado na infância de Juliano Moreira será apresentado neste fim de semana
Texto: Divulgação
Foto: Fagundes Fotografia
A CIA Encruzilhadas apresenta neste fim de semana (13 e 14/09) o espetáculo ‘Anjo preto de branco’, realizado com apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A obra idealizada pelo artista Leno Sacramento retrata a infância de Juliano Moreira, médico, baiano, fundador da psiquiatria e psicanálise no Brasil.
Pela primeira vez, o elenco é formado por crianças e um adulto. A peça marca a estreia de Leno na concepção, texto e dramaturgia de um espetáculo infanto-juvenil ‘para adultos’. Oito pessoas foram escolhidas para dar vida às personagens, que contarão uma história inspirada livremente na vida e, principalmente, na infância de Juliano Moreira.
O espetáculo não tem pretensão biográfica, se configurando como um ensaio onírico, tomando como ponto de partida o Juliano criança, nascido no Centro Histórico de Salvador, no ano de 1872, em ambiente ainda escravocrata. No espetáculo, a imaginação se torna um ato de resistência. ‘Anjo Preto de Branco’ é o nome dado a essa obra que atravessa todas as idades e as vestes são mantos de nuvens e algodão que transitam pela ludicidade.
Nesta história, o gênio brasileiro conversa com árvores ancestrais, dança com as estrelas, enfrenta monstros e descobre com olhos de criança, que a cura também pode nascer das brincadeiras. ‘Anjo Preto de Branco’ celebra as histórias não contadas e as infâncias negras muitas vezes esquecidas, não respeitadas. A obra faz parte do projeto de residência MAFRO da companhia, que buscar integrar criação artística, formação e difusão cultural.

A temporada, que começou em agosto deste ano, termina no dia 11 de outubro, com apresentações aos sábados e domingos no Museu Afro-brasileiro da UFBA (MAFRO), possibilitadas pelo apoio da FGM através do edital Gregórios – Ano IV. No sábado (13/09) a sessão se inicia às 16h, e no domingo (14/09) a sessão acontece pela manhã, às 10h. A entrada é gratuita, custando apenas 1kg de alimento não perecível.
Serviço
Espetáculo ‘Anjo Preto de Branco’
Quando: sábado (13/09) às 16h, domingo (14/09) às 10h;
Onde: Museu Afro-brasileiro da UFBA (MAFRO), Largo Terreiro de Jesus, 010 – s/n – Pelourinho;
Entrada: gratuita, disponível no Sympla + 1 KG de alimento não perecível