16 de setembro de 2025
Politica

Presidente do PT volta a chamar Trump de ‘maior líder fascista do século 21’

O presidente do PT, Edinho Silva, voltou a afirmar, nesta segunda-feira, 15, que o presidente dos EUA, Donald Trump, é “o maior líder facista do século 21”. Desde julho passado, quando Trump anunciou uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros, Edinho tem associado o norte-americano ao que chama de “ascensão do fascimo no mundo”.

Ao comentar a condenação de Jair Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão, o petista classificou o veredicto do Supremo Tribunal Federal como uma vitória do estado democrátido de direito. Ele ponderou, porém, que o “principal inimigo” não foi vencido.

Edinho Silva, presidente do PT, que voltou a criticar Trump nesta segunda-feira, 15
Edinho Silva, presidente do PT, que voltou a criticar Trump nesta segunda-feira, 15

“O fascismo está em ascensão no mundo, o fascismo está em ascensão no Brasil. O Trump é o maior líder fascista do século 21. Não podemos ter receio dessa caracterização, tampouco de fazer um paralelo daquilo que antecedeu a Segunda Guerra Mundial”, afirmou Edinho.

A declaração foi feita durante o 12º ato do “Direitos Já – Fórum pela Democracia”, movimento que se apresenta como uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais da Constituição Cidadã.

O evento ocorreu na noite desta segunda no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA). Realizado no Dia Internacional da Democracia, o encontro reuniu representantes do PT, PDT, MDB e Solidariedade, além de artistas, intelectuais e ativistas.

O Estadão acompanhou, em 2019, o jantar que consagrou a criação do movimento. Promovido cientista social Fernando Guimarães e pelo advogado Marco Aurélio Carvalho, a reunião serviu à época para formatar um grupo suprapartidário de oposição ao então governo Jair Bolsonaro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *