16 de setembro de 2025
Politica

Câmara de Praia Grande cancela sessões por velório de ex-delegado-geral de SP

A Câmara Municipal de Praia Grande cancelou as sessões desta terça-feira, 16, para que todos os vereadores viajem à capital para o velório do ex-delegado geral do Estado Ruy Ferraz Fontes, morto na véspera em uma emboscada na cidade. O velório acontece até as 15h na Assembleia Legislativa de São Paulo, e o sepultamento será às 16h no Cemitério da Paz Morumbi.

Após 40 anos na Polícia Civil, Fontes era secretário de Administração Pública de Praia Grande. Despachou na prefeitura normalmente nessa segunda-feira, poucos minutos antes de ser executado em uma emboscada.

“Ruy era um secretário muito técnico, com uma postura muito firme. Eu me reunia com ele para discutir projetos de lei enviados pela prefeitura à Câmara, como a reforma administrativa”, afirmou à Coluna do Estadão a vice-líder do governo na Câmara, Janaina Ballaris (União).

15/9/2025 Ruy Ferraz Pontes, ex-delegado de polícia e secretário de Administração de Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi executado a tiros nesta segunda-feira, 15.
15/9/2025 Ruy Ferraz Pontes, ex-delegado de polícia e secretário de Administração de Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi executado a tiros nesta segunda-feira, 15.

Histórico de ação contra o PCC

Fontes ficou conhecido por sua atuação contra a facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele chefiou a Polícia Civil paulista entre 2019 e 2022, após ser nomeado para o cargo de delegado-geral no então governo João Doria (na época no PSDB).

Em 2006, ele indiciou a cúpula do PCC, inclusive Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, antes de os bandidos serem isolados na penitenciária 2 de Presidente Venceslau.

O governo paulista determinou a ida do Batalhão de Choque e de policiais civis ao litoral sul para tentar encontrar os responsáveis pela morte de Fontes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *