17 de setembro de 2025
Cultura

Fundação Gregório de Mattos promove aula inaugural das Escolas Criativas Boca de Brasa

Texto: Ascom FGM

Foto: Valter Pontes | Secom PMS

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) realiza neste sábado (20) a aula inaugural das Escolas Criativas Boca de Brasa, que marca o início oficial da formação artística dos 600 participantes selecionados, distribuídos em seis pólos da cidade. O evento acontece a partir das 14h, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, com apresentação artística, mesa de debate e relatos de ex-participantes. 

As Escolas Criativas integram o Programa Boca de Brasa, criado pela FGM em 1986 e retomado em 2013, com o objetivo de identificar e impulsionar talentos artísticos nas periferias de Salvador. Neste ciclo, a iniciativa oferece cursos gratuitos de formação em diversas áreas, incluindo dança, teatro, música, audiovisual e produção cultural. O objetivo é capacitar e profissionalizar jovens, artistas e trabalhadores da cultura, transformando o potencial criativo em oportunidades de carreira.

A programação da aula inaugural inclui falas institucionais de gestores municipais, a exemplo da vice-prefeita e secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, além de palestras com artistas e personalidades da cena cultural baiana, que vão compartilhar suas experiências e trajetórias para motivar os novos participantes.

Também estarão no evento o ator e arte-educadora Evaldo Macarrão, a atriz Valdineia Soriano e o artista Caboclo Cobre. Eles estarão reunidos no momento de falas inspiradoras, com mediação do coreógrafo e produtor cultural Elivan Nascimento.

A coordenadora do Programa Boca de Brasa, Nathália Leal, ressalta que a aula inaugural unificada acontece de forma inédita, abrangendo todos os pólos da iniciativa. 

“Pela primeira vez, nesta aula inaugural, vamos trazer todos os participantes matriculados nos seis territórios que abrigam as Escolas Criativas em 2025, que são Pau da Lima, Liberdade-São Caetano, Cidade Baixa, Centro-Brotas, Valéria e Cajazeiras. A ideia do encontro é oferecer uma programação que vai reunir egressos do programa e artistas que são personalidades inspiradoras da nossa cidade, a exemplo de Evaldo Macarrão, Valdineia Soriano, Nega Fyah, Vitor Adell e Rose Ratinha”.  

Valdineia Soriano, Caboclo Cobre, Elivan Nascimento, Nega Fyah, Vitor Adel e Evaldo Macarrão participam da aula inaugural

Ao longo do ciclo formativo, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas, culminando com a participação em grandes eventos culturais da cidade. Suas produções e apresentações serão destaque no Palco Aberto Boca de Brasa, em janeiro de 2026, e no Movimento Boca de Brasa, festival que integra a programação do aniversário de Salvador, em março.

Uma das ex-participantes do programa é a escritora, poeta e produtora cultural Nega Fyah, que será a mestre de cerimônia do evento ao lado de outro ex-aluno, Vitor Adel. “Participar da Escola Criativa Boca de Brasa foi super importante, porque eu pude aprimorar e conhecer novas perspectivas da área do trabalho. A Escola fez com que eu tivesse conexões artísticas com outros artistas e produtores culturais, e isso expandiu meu universo enquanto artista”, destaca ela.

As escolas Criativas Boca de Brasa resultam de uma parceria da FGM com a Pontos Diversos – Associação para Promoção da Diversidade e Inclusão Sociocultural e Ambiental, o Instituto Ceafro e a Fundação Aliança, com financiamento da Prefeitura Municipal de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Aula Inaugural das Escolas Criativas Boca de Brasa
Quando: sábado (20)
Horário: 14h
Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360
Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *