Prefeitura entrega kits natalidade completos a gestantes no Cras Plataforma

Fotos: Divulgação
Texto: Ascom Sempre
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), entregou nesta terça-feira (16) 34 kits natalidade a mães e gestantes em situação de vulnerabilidade social, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Plataforma.
Considerados os mais completos já ofertados na cidade, os kits reúnem itens essenciais para os primeiros cuidados com o bebê, como berço, colchão, banheira, mochila, fraldas e enxoval completo para recém-nascidos. A distribuição dos kits integra a política municipal de benefícios eventuais, um conjunto de normas e ações adotadas para garantir o acesso da população vulnerável a provisões de assistência social em situações temporárias e inesperadas, como nascimento, morte, desastres ou calamidades.
O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destacou que a iniciativa é essencial para mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Esse é o kit natalidade mais completo da história de Salvador e representa um suporte fundamental para as mães, que vivem um momento muito feliz, mas também delicado. Os kits chegam como um grande apoio para as famílias”, disse.
De acordo com o secretário, a ação reforça o compromisso da Prefeitura em oferecer boas condições às gestantes. “Os kits foram preparados com muita atenção, para garantir que as mães se sintam mais tranquilas e amparadas na chegada dos filhos, sobretudo aquelas que enfrentam a vulnerabilidade social”, afirmou.
Regras – Para o benefício ser concedido, o requerimento precisa ser feito até 90 dias depois do nascimento do bebê. Para solicitar o auxílio durante a gestação, a requerente precisa ser atendida por uma equipe técnica de um serviço socioassistencial, que elaborará relatório técnico e poderá solicitar atendimentos complementares. É necessário comprovar acompanhamento pré-natal em uma unidade de saúde.
Também é obrigatório apresentar inscrição atualizada no Cadúnico, documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e de renda familiar. Nos casos em que o pedido é realizado após o nascimento, deve ser acrescentada a certidão de nascimento do recém-nascido.