Renda média das mulheres é 40% menor que a dos homens no País, diz pesquisa
A renda média mensal das mulheres é 40% inferior à dos homens no País, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT, em parceria com o Sesc São Paulo. O estudo, obtido pela Coluna do Estadão, será divulgado no próximo dia 23.
O levantamento “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado” começou a coletar os dados em 2023. Segundo o trabalho, a desigualdade de gênero na renda é ampla e acontece em diversas classes sociais.
A proporção de brasileiras vivendo com menos de um salário mínimo (R$ 1,5 mil) é de 44%, mais do que o dobro do que os homens, com 21%. Apenas 1% da população feminina tem uma renda mensal de cinco salários mínimos, ou R$ 7,6 mil.
Em relação à última pesquisa, feita em 2010, o contingente de mulheres responsáveis pelo sustento da casa aumentou de 35% para 49%. Desse montante, 26% das entrevistadas disseram ter responsabilidade exclusiva pelas contas da família.
Os pesquisadores entrevistaram, a partir de 2023, 2.440 mulheres e 1.221 homens em todo o Brasil. Em uma segunda etapa, 65 mulheres foram entrevistadas em profundidade, com uma análise mais subjetiva.

