Marcos Pereira fecha acordo com Ibaneis para chapa bolsonarista no DF em 2026
O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fecharam acordo para uma chapa bolsonarista no DF nas eleições de 2026. O pacto inclui a candidatura da atual vice-governadora, Celina Leão (PP), à sucessão de Ibaneis, com o atual secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, recém filiado ao Republicanos, como vice.
A nominata também prevê as candidaturas de Ibaneis e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ao Senado. A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Cristiane Britto (Republicanos), por sua vez, deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, com a bênção da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
A articulação foi fechada na noite desta terça-feira, 16, em jantar na casa do empresário Leonardo Valverde, em Brasília. Além de Rocha, o Republicanos filiou a deputada distrital Jane Klebia e o administrador Bispo Renato Andrade.
Negociações no DF fazem parte de estratégia nacional do bolsonarismo para 2026
O DF é um dos bastiões da direita e deu vitória ao ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2026 com 58,81% dos votos, contra 41,19% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou vencendo a disputa no âmbito nacional.
A indicação de Michelle e Ibaneis para a disputa do Senado faz parte do plano bolsonarista de eleger maioria na Casa no ano que vem para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) – com ameaças de abertura de impeachment de ministros – a aceitar um perdão a Bolsonaro, que foi condenado pela Corte a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Como mostrou a Coluna, após a condenação de Bolsonaro, até mesmo aliados de Lula avaliaram que a direita terá força para se impor na eleição do Senado. Por isso, o PT deve compor com partidos de centro e centro-direita nos Estados, com o objetivo de tentar reduzir danos.
