17 de setembro de 2025
Politica

PEC da Blindagem: deputada que votou a favor tem família investigada pela PF por desvio no Fundeb

A deputada federal Amanda Gentil (PP-MA), que votou a favor da PEC da Blindagem nesta terça-feira, 16, tem integrantes de sua família investigados pela Polícia Federal por supostamente integrarem um grupo responsável por desviar mais de R$ 50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Maranhão.

Em 19 de agosto, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão para desarticular o esquema. Um dos alvos foi o atual secretário de Agricultura do governo de Carlos Brandão (PSB), Fábio Gentil, pai da deputada federal. A investigação aponta para possíveis crimes praticados quando Gentil era prefeito de Caxias (MA), antes de fazer parte da gestão estadual. A madrasta de Amanda, deputada estadual Daniella Tema, também foi atingida pela operação.

Houve rumor de que a própria Amanda teria sido alvo de busca e apreensão, mas ela negou. “No dia de hoje, tomei conhecimento da operação realizada pela Polícia Federal em Caxias, que foi noticiada de forma equivocada envolvendo meu nome”, disse a deputada, em nota divulgada no mesmo dia da operação. “Até o momento, não fui acionada pelas autoridades competentes, mas me coloco inteiramente à disposição para colaborar sempre que necessário.”

A PEC da Blindagem, que cria uma série de empecilhos para a prisão e a abertura de processos contra parlamentares, foi aprovada na Câmara nesta terça-feira, 17. A proposta é uma reação do Centrão a investigações contra parlamentares autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente relacionadas a desvios de emendas nos Estados e municípios.

O PP, partido de Amanda, foi um dos que mais apoiaram a PEC, atrás apenas do PL e do Republicanos. A legenda entregou 46 votos a favor na votação em 1º turno, o que representa 92% do bancada. No segundo turno, foram 45 votos para aprovar a proposta (90% do total de deputados da sigla).

Amanda Gentil (PP-MA), deputada federal
Amanda Gentil (PP-MA), deputada federal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *