18 de setembro de 2025
Salvador

Com recorde de inscritos, Maratona Salvador 2025 inicia entrega de kits

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Mateus Soares / Secom PMS

A entrega dos kits para a Maratona Salvador 2025 começou nesta quarta-feira (17), na loja oficial do evento no Shopping da Bahia, localizada no piso L3. Os participantes poderão retirar o material até sexta-feira (19), das 9h às 21h. Quem vai correr as provas de 21 km ou 42 km também poderá fazer a retirada no sábado (20), na mesma faixa de horário.

O kit inclui a camisa da prova, número de peito, brindes especiais e um manual com orientações para o dia da corrida. Para muitos corredores, a entrega do material é também um momento de integração, já que a loja oficial conta com estandes de marcas esportivas e distribuição de brindes, além de ser um ponto de encontro entre participantes.

De acordo com Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing, empresa responsável pela organização do evento, o crescimento da maratona já é notado desde o início da retirada dos kits. “Algo que nos surpreendeu positivamente foi a grande fila formada na porta, demonstrando a ansiedade e expectativa das pessoas. A exposição está excelente, sendo a maior já realizada desde a primeira edição da Maratona Salvador. Contamos com a presença de grandes marcas e experiências memoráveis, e convidamos todos a desfrutar conosco”, afirmou.

Douglas apontou ainda a realização de mudanças para atender à demanda crescente de inscritos. Com um dia adicional de maratona este ano, a entrega dos kits também foi ampliada em mais um dia, para maior conforto dos participantes. “Essa extensão se fez necessária, considerando o número crescente de inscritos. A Maratona Salvador vai além do kit; é uma experiência completa, que se inicia antes mesmo do dia da prova. É uma vivência que merece ser acompanhada desde o início. Nosso objetivo é construir na mente das pessoas uma nova forma de vivenciar a corrida de rua”, completou.

Presente no Calendário de Turismo Esportivo da capital baiana e com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a corrida chega à 7ª edição com novidades. Pela primeira vez, a programação será dividida em dois dias: no sábado (20) ocorrem as provas de 5 km e 10 km, enquanto a meia-maratona (21 km) e a maratona (42 km) serão disputadas no domingo (21). Segundo a organização, 12 mil atletas já estão inscritos, número recorde em relação às edições anteriores. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais oficiais da competição (@maratonasalvador).

O presidente da Saltur, Isaac Edington, ressaltou a importância da corrida, ao acompanhar o primeiro dia da entrega dos kits. “A Maratona Salvador possui grande apelo técnico e atrai participantes de diversos países. Esperamos um recorde de público neste ano. A prova é um importante impulsionador do turismo esportivo e da promoção da cidade, sendo organizada de maneira profissional, mas com a identidade cultural de Salvador, incluindo música e manifestações culturais”, disse.

Meio ambiente – Outra novidade deste ano é a adoção de ações ambientais. A expectativa é recolher mais de 7,5 toneladas de resíduos recicláveis, entre plásticos, papelão e materiais orgânicos. A empresa Compostar será responsável pela gestão completa dos resíduos recicláveis secos e orgânicos. “Já estamos implementando um processo de coleta seletiva na loja oficial da maratona, onde cuidamos também das embalagens, pois os fornecedores entregam tudo embalado, inclusive os kits. Assim, todas as caixas de papelão e os sacos plásticos das bags são destinados à reciclagem, assim como qualquer resíduo orgânico”, explicou Joana Kalid, diretora da Compostar.

Nos dias da prova, haverá zonas de descarte logo depois dos postos de hidratação, para que os atletas possam descartar os sachês de água e carbogel. Na região de partida e chegada, também haverá coleta seletiva, com lixeiras identificadas por cores e adesivos específicos para cada tipo de resíduo. “Além disso, teremos um estande de educação ambiental com atividades direcionadas, principalmente ao público infantil. Haverá livros, contação de histórias, brinquedos, exposição fotográfica e oficina de compostagem. É um marco, pois a Maratona Salvador dá esse primeiro passo, promovendo uma gestão abrangente dos resíduos recicláveis”, acrescentou Joana.

Participantes – Entre os corredores que já retiraram o kit, está a jornalista Gabriela Borges, de 54 anos, que participará pela terceira vez da prova de 21 km. “A expectativa é a melhor possível. O clima está maravilhoso, a equipe é excelente, a organização, impecável, e o percurso certamente será sensacional. Correremos em família. Marido, filhos e noras, um total de seis pessoas. Todos na prova de 21 quilômetros, firmes e fortes”, contou.

O maratonista Victor Oliveira, conhecido nas redes sociais como Victor Fish, confirmou presença na disputa dos 42 km. “Esse será meu segundo ano correndo 42 quilômetros. A expectativa é da melhor qualidade, só alegria e correr sossegado. A preparação tem sido perfeita, do jeito que eu gosto. Quando chegar a hora, vamos brincar daquele jeito”, previu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *