18 de setembro de 2025
Salvador

Empreender para Transformar acontece até sábado (20) com workshops e serviços para microempreendedores individuais

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS

A loja da Ferreira Costa, localizada nos Barris, vai receber, até este sábado (20), o projeto Empreender para Transformar, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador que visa fomentar o empreendedorismo local e fortalecer os negócios da cidade. O evento reúne uma série de serviços e oportunidades voltados para microempreendedores individuais (MEIs) e potenciais empreendedores, oferecendo capacitação, orientação técnica e acesso a linhas de crédito.

A ação acontece em parceria com o Banco do Nordeste e a Ferreira Costa e foi iniciada nesta quinta-feira (18). Entre as iniciativas, o público pôde conferir o atendimento SAC do Empreendedor, oficina de trancista do programa Sou Salvador, oficina de bordados, workshop Sebrae e talk show com o tema Histórias que Transformam: Case Empreendedor. A programação completa pode ser acessada no Instagram @semdecsimmsalvador.

De acordo com Alécia Mota, gerente do SAC Empreendedor, a iniciativa é uma oportunidade para o participante fazer networking, de conhecer novas pessoas, novos negócios e contar com serviços de forma gratuita, além de qualificações por meio de workshops.

“A Semdec tem um lema de colocar tudo em um só lugar, e foi assim quando inauguramos o SAC Empreendedor. Pensamos em serviços que trouxesse para cá a comodidade para esse empreendedor, em um local estratégico, perto de tudo”, disse Alécia.

A diretora de Negócios Afro e Empreendedorismo da Semdec, Maylla Pita, lembrou que essa é uma ação da Prefeitura feita a várias mãos, em parceria com empresas e organizações sociais para viabilizar os três dias de programação.

“O Empreenda Salvador é um programa que reúne oportunidades para fortalecimento do empreendedorismo em Salvador. Além do SAC, a gente tem o processo de qualificação, que é essencial para o desenvolvimento do segmento”, disse.

“A gente está estruturando, dentro do programa, um eixo de acesso a mercados com comercialização do Empreenda Salvador e feiras de empreendedorismo ocorrendo o ano todo. Sabemos que é difícil para os empreendedores acessar algumas feiras que cobram valores exorbitantes. A ideia é viabilizar a possibilidade de crescimento desse público, permitindo crescimento nos negócios cada vez mais”, finalizou a diretora.

Suporte – Moradora do bairro da Boa Viagem, a comerciante Carla Leão, de 50 anos, ficou sabendo da feira através das redes sociais da Semdec. Ela, que trabalha com moda casual voltada para praia e fitness, sentiu a necessidade de dar um ‘upgrade’ no seu negócio.

“Quando eu vi que teria esse evento, pedi essa ajuda, porque faço tudo sozinha e preciso realmente de alguém para me dar um norte. Vim buscar auxílio em todos os sentidos: na área digital, financeira, melhora da marca, porque a empresa tem 16 anos e preciso sair do lugar”.

Além das oficinas e workshops, o projeto também conta com uma feira de empreendedorismo em parceria com a Feira da Sé, Startei e a Cria da Bahia. No local, são comercializados produtos diversos como artesanato, crochê, saboaria, joias, moda praia, licores e compotas artesanais, entre outros itens.

A empreendedora Gerusa Cerqueira, de 46 anos, vende acessórios personalizados há 26 anos. Para ela, tem sido uma experiência prazerosa, já com vendas antes mesmo de começar a feira: “É uma ótima oportunidade de mostrar o meu trabalho, conhecer pessoas, fazer propaganda, tudo em um lugar só. Já fiz curso no Mercado São Miguel, participei do Natal Luz, fiquei bem satisfeita e estou pronta para participar de tudo. Os cursos melhoraram minha forma de me expressar, de vender”.

Serviços – Durante os três dias do Empreender para Transformar, os participantes terão à disposição os serviços do SAC do Empreendedor, com formalização, baixa e impressão de DAS, regularização, emissão de CNPJ; além de consultoria contábil gratuita, com atendimento especializado para orientação em gestão e regularização.

Ainda há atendimento jurídico auxiliando nas principais dúvidas e questões legais dos empreendedores; serviço de designer para criação de logomarcas e mentoria com agentes de empreendedorismo, para apoio em estratégias de crescimento e inovação.

Além disso, o projeto também disponibilizará qualificação empreendedora por meio de workshops, com a participação de empresas de consultoria, empresas juniores da Escola de Administração, Sebrae e outros parceiros estratégicos; assim como serviços do Banco do Nordeste, com condições especiais de crédito para apoiar novos negócios e impulsionar os já existentes.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/projeto-empreender-para-transformar/ . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *