Novo posto do CadÚnico no Subúrbio realiza 4 mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento

Foto: Valter Pontes / Secom PMS
Texto: Ascom Sempre
Em apenas um mês de funcionamento, a nova unidade do Cadastro Único (CadÚnico) do Subúrbio já registrou aproximadamente 4 mil atendimentos. O equipamento foi entregue à população pela Prefeitura de Salvador em agosto, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), e tem garantido mais facilidade e conforto para famílias de uma das regiões mais populosas e vulneráveis da capital baiana.
A unidade está localizada na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), na entrada do bairro de Boa Vista do Lobato, e funciona anexo ao novo prédio do CRAS. A unidade conta com nove profissionais e capacidade para receber até 250 pessoas por dia, sem necessidade de agendamento. O espaço é climatizado, informatizado e preparado para realizar inscrições e atualizações cadastrais. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
De acordo com o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a descentralização deste serviço é uma das metas da secretaria. “Ofertamos infraestrutura moderna, informatizada, climatizada, com técnicos de referência, demanda espontânea, em uma avenida principal que conecta toda a região, para atender com conforto e agilidade e, consequentemente, alcançar o maior número de atualizações e recadastramentos possíveis”, destacou.
A novidade tem sido bem recebida pelos usuários. Dona Luzinete, moradora da região, aprovou a mudança. “Agora ficou bem mais fácil, porque não precisa agendar. Ter um CadÚnico perto do nosso bairro é muito bom, não precisa pegar fila. Você chega e é logo atendido. Antes tinha que ir para longe, marcar, esperar. Agora é só chegar e o atendimento é rápido, ficou muito bom”, afirmou.
Para realizar a inscrição ou atualização cadastral, o responsável familiar deve comparecer ao posto com documento de identificação original com foto, CPF, comprovante de renda (se houver) e comprovante de residência, além da documentação de todas as pessoas que residem no mesmo domicílio.
O Cadastro Único é o principal instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda no país. A ferramenta é utilizada para seleção e inclusão em programas sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa, Minha Vida, ID Jovem, Benefício de Prestação Continuada (BPC), isenção de taxas em concursos públicos, aposentadoria para donas de casa, entre outros.