Condenação de Bolsonaro abre espaço para governadores de direita em 2026, avalia Bolívar Lamounier
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a mais de 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado abre uma janela de oportunidade para que governadores da direita se projetem na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026.
Para o sociólogo e cientista político Bolívar Lamounier, a eleição do próximo ano é “absolutamente crucial” para o País. Crítico do sistema político atual, ele avalia que a política brasileira vive uma “entressafra, marcada por uma geração de má qualidade”, e que o pleito representa a chance de renovação.
“Por sorte, tudo indica que Bolsonaro já está fora do jogo, nunca deveria ter entrado, mas já está fora. Lula, acho que também sairá. Mesmo quando (Donald) Trump levantou a bola para ele posar de estadista, Lula não conquistou prestígio popular como tentou”, afirma.

Segundo Lamounier, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu alavancar a popularidade de seu governo como esperava após o tarifaço de Trump. O cientista político avalia que Lula, aos 79 anos, já não tem a mesma habilidade de décadas atrás, quando conseguia dialogar com empresários na Fiesp e, no dia seguinte, discursar para operários em carrocerias de caminhões.
“Se for reeleito, será outro desastre, pois teremos um governo inerte, inepto, incapaz de realizar qualquer coisa. Essa eleição histórica deve ser usada para renovar profundamente o Congresso. Precisamos escolher um presidente competente”, diz.
Na visão de Lamounier, a condenação acabou com Bolsonaro politicamente e Lula tende a se enfraquecer até outubro de 2026, podendo até não ser candidato.
“O caminho estará aberto”, afirma, citando os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ratinho Júnior (PR), Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG) e Eduardo Leite (RS) como nomes com potencial de se destacar. “(Eles) formam um centro diversificado, mas honesto, competente, com visão racional do futuro do país e das reformas indispensáveis que precisamos realizar.”